Decretada situação de emergência em Mafra

 

Atendendo a recomendações do Conselho Municipal de Defesa Civil de Mafra – COMDEC -, em reunião realizada na última segunda-feira (28), em razão dos temporais que atingiram a região nos últimos dias, o Prefeito de Mafra Jango Herbst decretou ontem (29), situação de emergência no município por meio do Decreto nº 3205 de 29/09/2009 que declara situação anormal, caracterizada como situação de emergência, a área do município afetada pelas chuvas. A Administração Municipal considerou como fator preocupante e que embasa o decreto, o fato de que a região de Mafra tem sido atingida por fortes chuvas desde o início do mês de setembro, provocando o elevado aumento pluviométrico dos rios e córregos que circundam o município.

Situação

As regiões mais atingidas pelas chuvas em Mafra foram: Saltinho do Canivete, Bituvinha, Avencal de Cima, Faxinal, Vila Argentina e Restinga. A Polícia Rodoviária Federal interditou a BR-280, km 164, em Mafra, ontem à noite (29). O desvio no local é somente para automóveis. A BR – 116, km 4,5 também foi interditada ontem. Ainda constatam-se muitas regiões alagadas, como no centro da cidade na Praça dos Correios.

Segundo a Administração Municipal, estão sendo adotadas medidas preventivas como vistorias periódicas em áreas de risco de enchentes e desmoronamentos e também em regiões alagadas. Algumas famílias já foram alojadas no Ginásio de Esportes Tutão e outras em casas de familiares. As equipes de manutenção da Prefeitura já estão trabalhando nas áreas atingidas e tomando medidas emergenciais para a rápida solução dos problemas, a fim de diminuir o sofrimento das famílias acometidas pela enxurrada.