Vigilância Sanitária orienta famílias sobre cuidados na volta para casa

 

No dia 09 deste mês, fiscais da Vigilância Sanitária de Mafra percorreram os locais onde as famílias vítimas da enchente estavam alojadas – Tutão, Salão Paroquial da Igreja Matriz São José e CAIC Beija Flor – para orientá-las quanto às precauções que devem ser tomados na volta para casa. Cuidados com a água para uso doméstico e consumo humano, com alimentos, limpeza da lama residual, prevenção da leptospirose entre outras orientações foram repassadas a estas famílias.

Veja algumas orientações úteis no nosso dia-a-dia

• Cuidados com a água para uso doméstico

Para limpar e desinfetar o reservatório (caixa d'água), recomenda-se esvaziá-la e lavá-la, esfregando bem as paredes e o fundo. Não esquecer que se deve usar botas de borracha e luvas nesta atividade. Depois de concluída a limpeza, colocar 1 litro de água sanitária (Hipoclorito de Sódio a 2,5%) para cada mil litros de água do reservatório. Abrir a entrada para encher a caixa com água limpa. Após 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos, com vistas à entrada da água com solução na tubulação doméstica, aguardar uma hora e meia para a desinfecção do reservatório e canalizações. Por fim abrir novamente as torneiras – esta água pode ser reaproveitada para limpeza do chão e paredes. Recomenda-se fazer a limpeza da caixa d'água pelo menos uma vez ao ano.

Prevenção à Leptospirose

A prevenção da leptospirose baseia-se principalmente no combate ao roedor, agente transmissor da doença ao homem. Há duas maneiras de combatê-lo: com medidas de antiratização, evitando a sua instalação e proliferação ou através de desratização, com uso de raticidas após a sua instalação no local. Medidas práticas para evitar a instalação do roedor:

– Mantenha limpos os utensílios domésticos e vasilhames de alimentação dos animais domésticos logo após as refeições, evitando resíduos que são atrativos aos roedores;

– Mantenha os alimentos armazenados em recipientes bem fechados;

– Mantenha os terrenos baldios e margens de córregos limpos e desmatados;
– Evite entulhos e acúmulo de objetos inúteis nos quintais, pois servem de abrigo ao roedor;

– Mantenha os gramados aparados;

– Não jogue lixo em esgotos, córregos e terrenos baldios;

– Acondicione devidamente o lixo em sacos plásticos, armazenando-os em locais elevados do solo até que seja coletado;

– Feche buracos e vãos nas paredes e rodapés, para evitar a entrada de roedores;
– Mantenha as caixas d'água, ralos e vasos sanitários fechados.

A Vigilância Sanitária de Mafra fica na Rua Mathias Piechinick, 55 – Centro. Telefone: 3642 -8708.