Cultura de Mafra programa muita atividade para 2010

Com uma programação já desenhada para todos os meses deste ano, a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo está dando início ao calendário de atividades apresentando algumas novidades e reeditando alguns eventos.

A novidade deste ano começa já em fevereiro. A Prefeitura de Mafra será parceira do Projeto Joaninha, na organização do desfile de rua dos blocos carnavalescos e realizando a eleição do Rei e da Rainha do Carnaval 2010. A intenção é reviver os tempos em que Mafra brincava o carnaval com os blocos na rua, segundo o secretário Nilson Matoso.

Ele explicou que voltarão as oficinas culturais, porém, conforme orientações do Prefeito Jango Herbst, os cursos oferecidos neste ano pela Casa da Cultura deverão ser gratuitos, atendendo não só a população da cidade, como também do interior. Para que isso seja possível, a secretaria já deu início aos trâmites legais.

Outra novidade será a realização da Feira do Produtor no mês de Julho, em homenagem ao Dia do Colono, a exemplo da realizada em dezembro no ano passado. A Feira constará de apresentação de show nacional e feira de produtos agropecuários. Será gratuita.

A Cultura apresentou a programação para os seis primeiros meses do ano, descritos a seguir:

• Fevereiro – Apoio ao carnaval de rua do Projeto Joaninha e eleição do Rei e da Rainha do carnaval 2010;

• Março – Oficinas culturais gratuitas com início das aulas previstas para março. Serão ofertadas vagas para os cursos de pintura, artesanatos em fio, canto, dança, e música. Também será formado o coral do município;

• Abril – Concurso de réplicas de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Os bonecos poderão ser feitos em qualquer material;

• Maio – Show de Talentos, destinados aos servidores públicos municipais, devendo acontecer em razão do Dia do Trabalhador;

• Junho – Concurso de quadrilhas, do qual poderão participar centros comunitários, associações de moradores, escolas, que disputarão nas categorias infantil – de 6 a 11 anos; juvenil – de 12 a 15 anos e adulto – acima de 16 anos.

• Julho – Feira do Produtor, em homenagem ao Dia do Colono. Será gratuita, a exemplo da realizada no ano passado;

– Semana Cultural no Cine Emacite, expondo em três noites, apresentações de corais, danças, costumes e culinária das culturas italiana, alemã, bucovina, ucraniana, síria/libanesa e ainda gauchesca.