Mafra inaugura mais uma academia para terceira idade

• A Academia ao ar livre iniciou nesta segunda-feira, 8 de março, com mais de 200  idosos inscritos. As aulas acontecem diariamente a partir das 7:30 horas e são acompanhadas por profissionais de Educação Física e estagiários da UnC.

O município de Mafra recebeu mais uma academia da terceira idade ao ar livre. No último sábado foi inaugurada a academia da Praça do Fórum. Essa é a segunda academia ao ar livre da terceira idade instalada depois do sucesso da primeira iniciativa, na Praça Lauro Muller.  Ela surgiu da preocupação com a inatividade física e o aumento substancial do número de indivíduos idosos no município e é fruto da parceria entre a Prefeitura de Mafra (Programa Mafra em Forma da Secretaria Municipal de Saúde), a Unimed, (Projeto Viver) a Universidade do Contestado (Núcleo de Educação Física) e a Concessionária Maxicar.

Durante a solenidade oficial, a Secretária de Saúde, Maria Beatrice Reynaud dos Santos destacou a importância da prevenção na saúde. "O SUS completa 20 anos e no começo não se pensava muito em prevenção. Hoje sabemos que investindo na prevenção deixamos de ter gastos com o curativo", explicou.  Ela agradeceu em nome do Prefeito Jango Herbst aos parceiros que proporcionaram mais essa oportunidade às pessoas da 3ª idade e conclamou a todos para que participem das atividades proporcionadas nas praças ou de outras atividades, "pois assim menores vão ser as filas no SUS". Sobre o Mafra em Forma explicou que é um sonho que se realizou. "Pelo terceiro ano consecutivo o programa recebe verba do Ministério da Saúde e este certamente não será o último. Depois desta outras virão, pois o sonho não pode acabar com a segunda praça", declarou.

Exemplo

O presidente da Unimed em Mafra, Dr. Alberto Gugelmim salientou a importância do dia. "É uma felicidade muito grande porque mais uma vez conseguimos, junto com nossos parceiros, dar início a mais um grande projeto social que certamente vai ser  exemplo  para outras cidades". Gugelmim conclamou a todos para que "usem o ambiente oferecido, prevenindo as doenças e exaltando a saúde".  Sobre a Unimed que este ano completa 10 anos, destacou os projetos sociais que vem desenvolvendo: o "Tênis comunitário", que atendeu crianças das escolas de Mafra e Rio Negro por 6 anos; o "Encontro marcado", que consistia  em trazer livros de autores catarinenses para escolas públicas, e depois os autores para interagirem com os alunos e agora o "Futsal comunitário" e  a "Academia da 3ª idade", o que chamou de "a menina dos olhos da Unimed".

O representante da Universidade do Contestado, Professor Ademir Flores alertou para a importância da prevenção em relação aos procedimentos curativos. "Sabemos que para cada dólar investidos em prevenção, economiza-se cerca de 5 dólares em medicina preventiva." Dentre os benefícios do exercício destacou como mais importante, além dos benefícios psicológicos ou fisiológicos, a manutenção das relações e da autonomia. "A atividade em um ambiente saudável é muito importante para todos nós", declarou.

Academia

A Academia da Terceira Idade iniciou nesta segunda-feira, dia 8 de março, com mais de 200 idosos inscritos. As aulas acontecem diariamente a partir das 7:30 horas e são acompanhadas por profissionais de Educação Física e estagiários de Educação Física da UnC.

A Senhora Marili Schmidt, 53 anos se inscreveu na academia por recomendação média, pois precisa fazer exercícios. É hipertensa e sofre com problemas de artrose. "Participo há 2 anos do programa de  Ginástica Popular do Mafra em Forma e acho excelente, com bons resultados", declarou.  Já o Sr. Vilson, que é aposentado, diz que aos 57 anos tem ficado meio parado e aí começam a aparecer alguns problemas de saúde. "A academia ao ar livre veio a calhar e vai fazer muito bem para todos nós", declarou informando que viu a melhora que os exercícios físicos vem fazendo para a esposa que participa da ginástica popular promovida pelo Mafra em Forma. "Vendo a melhora dela, procurei acompanhar", finalizou.