Prefeitura de Mafra realizará novo casamento comunitário gratuito

 

A Prefeitura de Mafra – através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social em parceria com o cartório Marilene Juraszek Mendes – realizará em setembro deste ano, durante as comemorações de aniversário do Município, mais uma edição do casamento comunitário gratuito. Tara tanto, já está com inscrições abertas na Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra, até o dia 30 de julho. O local da cerimônia ainda não foi definido, mas a data será dia 4 de setembro.

O casamento comunitário está sendo realizado como forma de fortalecimento dos laços familiares, tão importante para a sociedade, segundo a secretária Áurea Bastos Davet.  "Na atualidade esse ritual vem sendo questionado, mas ele, sem dúvidas, tem importância tanto para o casal, para uma perspectiva de vida em conjunto, como  principalmente para os filhos", declarou. A cerimônia é proporcionada aos casais com uma renda limitada, com dificuldades para o acesso às taxas de cartório.

Em 2007, na primeira vez que o casamento coletivo foi realizado pela Prefeitura de Mafra, em parceria com a Associação Voluntários do Bem, Governo de Santa Catarina e Tribunal de Justiça do Estado e com apoio da iniciativa privada, houve a oficialização da união de 123 casais. No ano passado, 64 casais disseram o sim perante o Juiz de Paz.

Para a inscrição os casais devem apresentar os seguintes documentos:

  • Contraentes Solteiros: Certidões de Nascimento atualizada (válido por 90 dias);

  • Menores de 18 anos: os pais devem comparecer para assinar a autorização (salvo os emancipados); sendo um deles ou ambos falecidos – trazer a certidão de óbito autenticada;

  • Comprovante de residência dos dois;

  • CPF e Carteira de Identidade;

  • Testemunhas – duas pessoas maiores de 18 anos com Identidade e CPF;

  • Se for divorciado – certidão de casamento com averbação do divórcio;

  • Se for viúvo – certidão de casamento com averbação de óbito.

            Maiores informações na Ação Social de Mafra, com Juliana, pelos telefones 3643-7181 e 3642-9717.