Mamografias pelo SUS de Mafra são realizadas em Canoinhas
A Secretaria da Saúde de Mafra está proporcionando às mulheres mafrenses a realização de mamografias pelo SUS. Os exames estão sendo feitos no vizinho município de Canoinhas, desde mês de junho deste ano, após o credenciamento pelo SUS no Centro de Diagnósticos por Imagem, e não tem limite de vagas até o mês de setembro. Até então o município realizava as mamografias em Joinville, com o veículo saíndo de madrugada para levar as pacientes. Com a mudança, segundo a Secretária Maria Beatrice Reynaud dos Santos, a realização do exame ficou mais fácil, pois a distância é menor e a viagem acontece durante o dia, com o veículo saindo pela manhã e retornando após o meio dia.
O agendamento para a mamografia deve ser feito na própria Secretaria da Saúde que também é responsável pelo transporte das mulheres, sempre aos sábados. Para tando a paciente deve primeiramente fazer exame com médico ginecologista, que faz a solicitação da mamografia e esta é encainhada para o setor responsável para agendamento.
A Secretária Maria Beatrice destacou a importancia da realização das mamografias como forma de prevenção, uma vez que ela é capaz de detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em 95% dos casos. Ela repete o conselho do cirurgião cancerologista, diretor do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), Ricardo César Pinto Antunes, que fala da importância da prevenção e de que "Quanto mais cedo ela for realizada, mais cedo a doença poderá ser diagnosticada".
A Secretaria da Saúde (SUS de Mafra) fica na rua Mathias Piechnick, nº55. Mais informações pelo telefone 3641-5200.
Mamografia pelo SUS
Em 29 de abril de 2009, foi assinada a Lei Federal 11.664/2008, que trata de questões relativas a prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. A partir de então, o SUS, por meio de serviços próprios, conveniados ou contratados, deve assegurar a assistência integral à saúde da mulher, incluindo um amplo trabalho informativo e educativo sobre a prevenção, a detecção, o tratamento e o controle, ou seguimento pós-tratamento, das doenças citadas. Uma das novidades da lei é a realização de exame mamográfico pelo SUS em todas as mulheres a partir de 40 e não mais de 50 anos de idade.
Detecção precoce
Vários estudos realizados mostram que o número de mulheres jovens que apresentam câncer de mama é cada vez maior. Até então, com a mamografia disponível apenas a partir de 50 anos, grande parcela da população deixava de ter a possibilidade do diagnóstico precoce. Nos locais em que foram feitos esses estudos, como nos Estados Unidos e na Europa, essa medida relativa à faixa etária foi adotada e trouxe grande redução de mortalidade pela doença.