2ª Exposição de Antiguidades resgata história e proporciona recordações
• Fotos, vitrolas, rádios, louças e vários objetos do século passado mostram como era a vida antigamente
Uma viagem ao passado. Assim pode ser descrita a 2ª Exposição de Antiguidades, organizada pela Secretaria da Criança e da Ação Social com o apoio do CCI. A exposição aconteceu ontem (sexta-feira) durante o dia todo no CCI. O evento recebeu a visita de alunos das escolas municipais e pessoas da comunidade.
Resgate
O evento expôs objetos antigos como telefones, roupas, louças, vitrolas, móveis, fotos, rádios e até a réplica de um carro antigo. Dentre as curiosidades históricas, a cadeira ocupada pelo do 1º Prefeito de Mafra e objetos nem tão antigos como um videogame da década de 80 e um telefone celular. Todos estes objetos são relíquias de família dos idosos que participam do CCI.
Novidade
Logo pela manhã 58 alunos da escola municipal Augusta Vitória e quatro professores foram prestigiar o evento. Para as crianças a exposição teve o objetivo de mostrar como se vivia antigamente, por exemplo, sem eletricidade com lampiões e ferros a brasa. Para a diretora da escola, Leonilda Albrecht Pscheidt, a visita foi importante para mostrar aos alunos a história por meio dos objetos expostos. "Esta exposição é muito importante porque mostra a realidade. Mostra às crianças que no passado o dia-a-dia das pessoas não era fácil", disse. Ela acrescentou ainda que a exposição trouxe "a história do avanço da tecnologia".
Outra visitante foi Amélia Nassif, que faz parte de um grupo de idosos do CCI. Para ela a exposição trouxe recordações. "Vendo este relógio ponto lembro-me da época em que trabalhava", comentou. Ela também falou dos rádios expostos. "Na década de 50 lembro-me de ter acompanhado a novela ‘O direito de nascer', por rádios antigos iguais a estes".
Sucesso
A organização estima que mais de 300 pessoas tenham passado pela exposição. Para a Secretária da Criança e Ação Social Áurea Bastos Davet a exposição faz um resgate da história e da cultura por meio de instrumentos antigos. "O significado desta exposição, principalmente para as crianças, é o de valorizar as conquistas atuais e entender a evolução da tecnologia, vendo que cada objeto carrega uma memória", finalizou Áurea.