Momentos emocionantes marcaram o Dia de enfrentamento da violência contra mulher

• O lançamento de cerca de 200 balões brancos, cada um contendo uma mensagem de paz  e a apresentação de relatos reais de vidas marcadas pela violência doméstica contra a mulher, foram alguns dos momentos emocionantes que marcaram o Dia de enfrentamento da violência contra mulher, realizado em Mafra, na tarde de quinta-feira, 25, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Criança e da Ação Social.

O evento voltado à discussão do tema iniciou às 14 horas,  no salão da igreja matriz São José com a palestra da policial civil, Madelon Vieira, representante da Delegacia da Mulher. Ela falou sobre  o tema "Violência Doméstica e Lei Maria da Penha".  Segundo ela 1 em cada 3 mulheres no mundo sofre algum tipo de violência e no Brasil, o espancamento atinge a 4 mulheres por minuto.  Embora não tenha apresentado índices sobre Mafra, Madelon afirmou que se tem verificado um aumento constante da violência contra a mulher, lembrando os dois últimos casos de maridos assassinando duas  esposas,  registrados neste ano.

Ao repassar um pouco das experiências vividas pela Policial civil junto à Delegacia da Mulher, Madelon explicou que as motivações para as agressões passam pelo álcool, drogas ilegais e ciúmes. Mas destacou que "a raiz do problema vem da educação, desde a forma como são educados as meninas e os meninos".  Apesar de muitas vezes freqüentes as agressões, poucas são denunciadas. "O número de mulheres que procuram a polícia é muito pequeno e quando acontece, a mulher busca muito mais uma solução para sua vida pessoal do que uma punição para o agressor", declarou. Ela aconselhou que, em caso de necessidade, as denúncias podem ser feitas na Delegacia da Mulher, na rua São João, nº. 36. O telefone para contato é  3642-0302.

Emoção  nos relatos

Um dos momentos mais emocionante da tarde foi a apresentação de relatos de histórias de agressões vividas por algumas mulheres que procuraram auxilio junto aos programas de apoio oferecidos pelo município.  Em um dos casos, uma mãe foi pessoalmente falar do sofrimento vivido com a morte da filha, assassinada pelo marido, em março deste ano, em Mafra.

A Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet explicou que a mãe fez questão de compartilhar com os presentes a situação vivida. Ela agradeceu a todos os presentes a quem chamou de multiplicadores como líderes comunitários e também como mães e pais.

Caminhada

Na seqüência ao movimento para o enfrentamento da violência contra mulher aconteceu uma passeata simbólica da Igreja Matriz até a Praça Lauro Muller, com as participantes carregando faixas e cartazes pedindo pelo fim da violência, por paz e por justiça.

O evento contou com apoio do comércio local, com a doação de brindes para sorteio entre as participantes. O Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro também participou distribuindo folders explicando sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006).