Palestra e lançamento de campanha marcam os três anos do Programa Mafra em Forma
• Data escolhida foi alusiva ao Dia Mundial da Atividade Física – 06 de abril
Para comemorar os três anos do Programa Mafra em Forma, da Secretaria Municipal da Saúde de Mafra, foi realizada na última quarta-feira, 6, uma manhã dedicada à saúde. As cerca de 150 pessoas que foram ao auditório do Colégio Barão de Antonina puderam assistir à palestra sobre diabetes, recapitular os três anos do programa e participar do lançamento da campanha ATIVOL "Exercício é medicamento". Além destas atividades, foram distribuídas camisetas aos participantes da ginástica.
Histórico
Daniel Petreça, um dos coordenadores do programa, fez a abertura do evento, ressaltando a importância da prática de uma atividade física, mostrando um panorama do Brasil sobre este assunto. "O sedentarismo contribui diretamente na questão da saúde pública. Quem pratica algum tipo de exercício periodicamente, tende a ter menos problemas de saúde", explicou. Ele disse ainda que "50% dos brasileiros são fisicamente inativos e que o Mafra em Forma, pelo menos no município, está trabalhando para mudar este quadro, por meio de prazer e diversão".
Repercussão
Segundo Daniel, existem hoje no Brasil cerca de 1500 programas de atividades físicas e o Mafra em Forma é um deles. A adoção de hábitos saudáveis como cuidar da alimentação e praticar atividade física são objetivos que o programa procura levar aos participantes.
O Mafra em Forma trabalha com três unidades temáticas – Processo de Educação em Saúde (Informação também é um exercício; Núcleo de pesquisa em atividade física e saúde), Ações de Atividades Físicas (Viva bem com a coluna que você tem; Caminhada Mafra em Forma; Academia aberta da terceira idade – parceria entre Prefeitura, Unimed, UnC e Maxicar -; Gestante ativa; Hidroginástica Mafra em Forma; Ginástica Mafra em Forma) e de Prevenção e Promoção da Saúde (Agita Mafra; Avaliar para praticar). O coordenador explicou que dados do programa são apresentados em congressos nacionais e internacionais, "a fim de partilhar a experiência e adquirir novos conhecimentos".
ATIVOL
Na ocasião também foi lançada a campanha ATIVOL "Exercício é medicamento" – uma peça promocional em forma de caixinha de medicamento com bula explicativa sobre os benefícios da prática de atividade física. "O medicamento é a atividade física. O objetivo desta campanha é que o exercício físico faça parte do dia-a-dia da pessoa, sendo imprescindível assim como outros remédios a pessoa tem de tomar", disse Daniel.
O ATIVOL será distribuído às farmácias centrais e postos de saúde de Mafra, e toda população terá acesso gratuitamente ao produto.
Diabetes em pauta
Para finalizar o evento, o enfermeiro Cláudio Luiz Campos Júnior, da Dimaci SC (Florianópolis) proferiu uma palestra sobre diabetes. Ele começou expondo o que é a doença, sintomas, tipos e também sobre a importância de uma alimentação balanceada e prática de atividade física regularmente. "Devemos ter hábitos saudáveis e controlar nossa alimentação", ressaltou. Ele também deu dicas aos diabéticos. "Para quem tem diabetes é importante controlar e monitorar a glicemia diariamente e seguir as orientações médicas e de agentes da saúde", concluiu o palestrante.
Veja trecho da bula do ATIVOL:
Modo de uso: Para obter melhores resultados, adote este medicamento diariamente. O medicamento pode ser utilizado na rua, em casa, na academia, na praça ou em qualquer lugar. Então levante da cadeira, saia do sofá, caminhe até o supermercado, passeie com seu cachorro. Lembre-se de estar vestindo roupas adequadas e confortáveis e realize algo que sinta prazer.
Informações sobre o Mafra em Forma no site: http://www.mafraemforma.com.br/ ou pelo telefone: 3641-5209.