Executivo mafrense abre discussão do orçamento para 2012

 

 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi enviada à Câmara Municipal de Mafra, no dia 15 de abril, para análise e aprovação e servirá de base para a LOA – Lei Orçamentária Anual, cumprindo rigorosamente o que determina a legislação.

 

O Executivo Mafrense realizou na tarde de quinta-feira, 14, Audiência Pública para discussão e revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para o ano de 2012. O orçamento para 2012 que estava estimado em cerca de R$      100.740 milhões, não sofreu redução.

A Contadora do município, Gisele Oliveira da Costa, expôs a importância de um planejamento. "Com planejamento eficaz conseguiremos alcançar as metas pré-definidas", comentou.  Além disso, ela disse que, o cálculo das metas de receita e despesa foram realizados considerando-se o cenário macroeconômico – inflação média projetada de 5,5% anual.

Na audiência também foi feita avaliação do cumprimento das metas fiscais do exercício anterior (2010). Com relação aos valores da receita arrecadada, pode-se observar que o Município superou sua meta inicial de arrecadação das receitas correntes, basicamente composta pelas receitas tributárias e pelas transferências correntes. "Fazendo uma análise geral com relação a arrecadação das receitas, pode-se dizer que o Município cumpriu 98% do orçamento", explicou a contadora.

Quanto às metas fiscais atuais comparadas com as fixadas três exercícios anteriores, houve um aumento de 15,59%. "Isto significa que Mafra está crescendo em termos de orçamento", ressaltou. Ela também demonstrou que o município tem como reserva de contingência para 2012 o valor de R$ 1 milhão.

Ao final também foi exposta a projeção orçamentária para gestão 2012, item que faz parte da LOA (Lei Orçamentária Anual) que está sujeita a alterações.

(Vide abaixo tabela).

 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi enviada à Câmara Municipal de Mafra, no dia 15 de abril, para análise e aprovação e servirá de base para a LOA – Lei Orçamentária Anual, cumprindo rigorosamente o que determina a legislação.

A Audiência aconteceu com a presença da Secretária de Fazenda e Planejamento, Crisley Fuchs Valério, que ficou à disposição para responder aos questionamentos. A audiência também foi acompanhada pelo Secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdemar Goffi, pela Ouvidora Irene Dornel e demais servidores públicos.

 

Tabela – valores em Real (R$)

ESPECIFICAÇÃO

2011

2012

1. Câmara Municipal de Vereadores

2.657.250,00

2.803.398,75

2. Gabinete do Prefeito

491.050,00

518.057,75

3. Gabinete do Vice-Prefeito

4. Procuradoria Geral

1.303.124,06

1.374.795,88

5. Ouvidoria Geral do Município

159.200,00

167.956,00

6. Assessoria de Imprensa

325.550,00

343.455,25

7. Governo e Cidadania

614.820,00

648.635,10

8. Secretaria Municipal de Administração

2.533.850,00

2.673.211,75

9. Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento

5.032.960,00

5.309.772,80

10. Secretaria Municipal da Cultura Esporte e Turismo

1.972.502,00

2.080.989,61

11. Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

7.132.500,00

7.524.787,50

12. Secretaria Municipal de Habitação

548.500,00

578.667,50

13. Secretaria Mun. de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

5.973.800,00

6.302.359,00

14. Fundo Municipal de Assistência Social

4.932.120,00

5.203.386,60

15. Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

189.200,00

199.606,00

16. Fundo Municipal de Saúde

17.147.307,71

18.090.409,63

17. Secretaria Municipal de Educação

28.074.269,69

29.618.354,52

18. Secretaria Municipal Programa Bolsa Família – SEPBF

622.711,80

656.960,95

19. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

639.864,00

675.056,52

20. Fundo Municipal do Saneamento Básico

2.352.000,00

2.481.360,00

21. Secretaria Municipal da Agricultura

1.496.575,00

1.578.886,63

22. Fundo Municipal de Reequip. De Bombeiro – FUNREBOM

233.100,00

245.920,50

23. Fundo Municipal da Polícia Civil – FUMPOC

409.500,00

432.022,50

24. Fundo Municipal da Polícia Militar – FUMPOM

242.500,00

255.837,50

25. Reserva de Contingência

650.000,00

685.750,00

26. IPMM – Instituto de Previdência do Município de Mafra

7.270.910,00

7.670.810,05

27. PLASSMA – Plano de Assist. à Saúde dos Serv. Mun. de Mafra

2.428.778,00

2.562.360,79

Total

95.433.942,26

100.682.809,08