Salas multifuncionais em 5 escolas de Mafra começam a atender crianças com necessidades especiais

A Prefeitura de Mafra passa a realizar a partir dessa semana, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o atendimento às crianças com necessidades especiais que freqüentam o ensino regular nas escolas da rede municipal e estadual de ensino.  O atendimento será realizado para cerca de 50 crianças, em cinco salas multifuincionais nas seguintes escolas: CEM Beija Flor, CEM  Fiorige Bona, Centro de Educação do Município de Mafra, EMEB Avencal de São Sebastião, CEIM Comecinho de Vida.

A partir deste ano, por orientação da Federação das APAES, os alunos matriculados em escolas regulares, deverão receber atendimentos  nessas salas multifuncionais, pelo menos duas vezes por semana em horário contrário ao das aulas. E para dinamizar essa nova situação, aconteceu na última semana, reunião com pais, quando foi repassada a notícia  do início dos trabalhos já nesta semana.

Salas Multifuncionais

O Município de Mafra foi contemplado no ano passado com um total de 7 salas de aulas multifuncionais, cedidas pelo Ministério da Educação. Duas delas, a do Faxinal e da escola Evaldo Steidel ainda não estão ativadas.  Para colocá-las em funcionamento o município preparou equipe especializada e experiente. Elas foram ainda  equipadas com vários materiais pedagógicos para dar apoio ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação, matriculados nas classes comuns das escolas públicas. Equipamentos como microcomputadores, lupa eletrônica, dominó com textura, tapete quebra-cabeça, entre outros, fazem parte das salas.

Segundo informações da Secretária Marise Valério Braz de Oliveira, três dos funcionários que atuarão nas salas multifuncionais são efetivos do município que  estavam cedidos para a APAE e estão retornando. Para compensar essa situação, o Prefeito Jango Herbst encaminhou nesta semana  Projeto de Lei  à Câmara Municipal autorizando subvenção financeira para a APAE, cujos recursos serão destinados à pagar novos professores para a Instituição.

Conquista

Marise Valério explicou que a secretaria sempre considerou necessário um suporte maior para os professores e familiares, como forma de proporcionar um atendimento adequado às crianças com  necessidades especiais que freqüentavam as escolas de Mafra. "Agora, com o apoio recebido do Prefeito Jango Herbst,que se mostrou sensível à questão e possibilitou a formação de uma equipe capacitada e a aquisição de uma maior quantidade de materiais pedagógicos e didáticos para  serem trabalhados em sala de aula,  estamos conseguindo  mais esta conquista", declarou  destacando a participação do Governo Federal  com a destinação dos equipamentos para as salas, possibilitada  com a adesão do Município de Mafra. Os professores destas salas deverão dar suporte tanto aos alunos, como para a família e para a escola.

Atendimento especializado

O programa apóia os sistemas de ensino na implantação de salas de recursos multifuncionais, com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para a realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização. A intenção é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular.