Dia do Desafio: Mafra competirá contra cidade da Bolívia
• Dia 25 de maio, quarta-feira, é a data do evento
Na última quinta-feira, 12, cerca de 20 pessoas entre representantes das Secretarias da Saúde, da Educação e do Programa Mafra em Forma, além de entidades como a Polícia Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas de Mafra e Rio Negro (CDL), Academia Aquarium, Associação Mafrense dos Deficientes Visuais (Amadev), e estúdio Personal Resiste participaram de reunião promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra para discussão de ações relativas ao Dia do Desafio.
O Diretor do Departamento Municipal de Esportes, Eduardo Nassif, destacou a importância do evento para Mafra, solicitando aos presentes para elaborarem programas de atividade física para o dia 25 de maio – Dia do Desafio. Ele lembrou ainda que todas as escolas de Mafra estão convidadas a participar, envolvendo todos os alunos, por um tempo mínimo 15 minutos.
Mafra x El Toro
Mafra, com cerca de 53 mil habitantes, irá competir contra a cidade de El Torno da Bolívia, com 54 mil. Vencerá aquela cidade que apresentar maior percentual de participação em relação ao número de habitantes.
A gerente do SESC de São Bento do Sul, Sandra Helena Eleutério da Silva, falou sobre a relevância do engajamento de toda sociedade mafrense para que o maior número de pessoas faça qualquer tipo de atividade física no dia.
Mexa-se
Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades. O que se conta é o maior número de pessoas se exercitando. É necessário registrar a participação. O registro é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final da cidade. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo vai disponibilizar dois telefones (3642-0488 e 3642-1880) para captação de registros durante o dia do evento, das 9 às 19 horas.
A Secretaria de Cultura está entrando em contato com outras entidades para aderirem ao Dia do Desafio, a fim de mobilizar mais pessoas e fazer com que Mafra vença a competição.
Histórico
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
Em 2010 o Dia Desafio foi aderido por 20 países, 3.505 cidades e contou com a participação de 59 milhões de pessoas.