Mafra entre as 114 cidades catarinenses que participam do Dia do Desafio

 

 

  • Evento mundial incentiva a prática regular de exercícios

O Dia do Desafio é realizado anualmente em diversas cidades do mundo no mês de maio, e este ano ocorre no próximo dia 25. Mafra está entre as 114 cidades catarinenses participantes. A relação das cidades que competirão com os municípios de Santa Catarina foi apresentada durante o lançamento estadual do Dia do Desafio, no dia 5 de maio.

Para motivar ainda mais a participação popular, o Dia do Desafio promove uma competição entre duas ou três cidades de mesmo porte. Os municípios participantes são convidados a disputar entre si quem mobiliza o maior número de pessoas. A premiação, porém, é apenas simbólica. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Ligue para pontuar

Mafra irá competir contra a cidade de El Torno, da Bolívia. Vencerá aquela cidade que apresentar maior percentual de participação em relação ao número de habitantes. Dessa forma, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo solicita que toda pessoa ou grupo que pratique 15 minutos de qualquer atividade física  durante o dia 25 de maio – pode ser caminhada, ginástica, dança, etc. – ligue para 3642-0488 ou 3642-1880 para ajudar na pontuação.

Pelo menos 15 minutos

Em 2010, 3.505 cidades de 20 países em todo o Globo participaram do Dia do Desafio, que envolve prefeituras, entidades de classe, escolas, empresas e membros da sociedade em prol da saúde e do bem-estar. Os participantes são convidados a parar suas atividades cotidianas e praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Na edição de 2010, foi registrada a participação de cerca de 159 milhões de pessoas em todo o mundo. Santa Catarina contribuiu com a mobilização de 1,1 milhão de catarinenses.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC/SP e organizado pelos departamentos regionais do SESC em todo o País em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A idéia teve seqüência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP em 1997.