Profissionais de saúde de Mafra participam de capacitação sobre prevenção e qualidade de vida

 

Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Equipes de Saúde da Família incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de consultório dentário da Secretaria da Saúde de Mafra estão participando de um curso sobre prevenção e qualidade de vida, ministrado pela Organização Não-Governamental Amor-Exigente.

Até 3 de junho, cerca de 150 profissionais irão se encontrar semanalmente, no E.E.B. Barão de Antonina, para trabalhar temas com enfoque na prevenção através de uma abordagem educativa, levando os participantes a refletirem sobre como lidar com situações envolvendo famílias vulnerabilizadas pelas drogas, álcool e violência.

Comportamento

Assim como a Ong, a ESF (Estratégia Saúde da Família) vem trabalhando propostas baseadas na qualidade de vida. Segundo a coordenadora dos ESFs e participante do curso, Vanessa Dalmaso, esta capacitação vem suprir uma necessidade quando o assunto é comportamento. "Estamos sentindo a grande importância desta capacitação, que está proporcionando aos profissionais um conhecimento diferenciado sobre como lidar com muitas situações que encontramos em nosso cotidiano, nos tornando não só profissionais, mas seres humanos preocupados com nossas vidas e também com aquelas que cuidamos", ressaltou.

A palestrante e coordenadora geral da Ong em Mafra, Isabel Oliveira Pinto Cidral  explicou que o curso, com 8 semanas de duração, possui conteúdo que estimula as pessoas a reverem seus comportamentos, por meio de um programa de orientação e reeducação de valores. "Em Mafra o Amor-Exigente atua há 10 anos, mostrando às famílias que existe um lugar, um caminho, para buscar ajuda". Ela ainda reforça que o Amor-Exigente atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Assim como Isabel, Floriano Wroblevski  também é um dos integrantes da Ong (coordenador regional) e palestrante deste curso.

Participantes

A Agente Comunitária de Saúde, Michelle M. de Assumpção, disse que o conhecimento adquirido na capacitação, ajudará a organizar seu trabalho. "O que foi dito aqui poderá ser levado às famílias por meio das agentes comunitárias". Ela sugeriu ainda que cursos como este poderíam ser estendidos a associações de bairros.

Outra participante, a dentista Soraya Lazzari, comentou que esta capacitação contribui para o relacionamento diário. "A gente se fortalece como pessoa e isso ajuda a dar força aos outros."

 

Amor-Exigente

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Há 26 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. 

Fonte: www.amorexigente.org.br