Mobilização lembrou Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

 

Assim como várias cidades brasileiras, Mafra também se mobilizou na última quarta-feira, 18, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. As manifestações contra esse tipo de violência se deram em Mafra por meio da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social – CREAS, com distribuição de panfletos divulgando os números para denúncias e a realização de palestras para as famílias. As panfletagens foram feitas nos semáforos das praças Hercílio Luz e Lauro Muller, durante a tarde, com apoio do programa Pró-Jovem. No Centro de Referência em Assistência Social – CRAS da Vila Ivete, aconteceu uma palestra para mães e adolescentes, proferida pela Assistente Social, Luciane Machado.

 

Em Mafra, somente neste ano, dos 53 atendimentos feitos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) – que oferece serviços de proteção a indivíduos e famílias vítimas de violência, maus-tratos e outras formas de violação de direitos – 10 deles referem-se a algum tipo de violência ou assédio contra crianças e adolescentes.

O CREAS presta atendimentos psicológicos, jurídico e em assistência social tanto às vítimas e seus familiares, quanto aos agressores e familiares. Possui no seu quadro funcional 3 Psicólogos,1 Advogado e 1 Assistente Social. 

 

Disque denúncia

 

O panfleto distribuído na tarde de quarta-feira, questiona "de que lado você está?" e fornece os telefones para denúncias:

– Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra – 3643-7181;

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3642-7167;

– Conselho Tutelar – 3642-4734;

– Delegacia da Mulher – 3642-0123;

– Disque 100.