Prefeitura de Mafra amplia projeto para inserção no mercado de trabalho
- Secretaria do Bolsa Família amplia projeto Dando Linha e aumenta abrangência de famílias atendidas
Depois do sucesso comprovado do projeto de inserção produtiva com o Dando Linha – que em 2010 começou atendendo 10 mulheres e encerrou o ano com 110 artesãs produzindo e comercializando seus produtos – a Prefeitura de Mafra, por intermédio da Secretaria Especial do Bolsa Família vai ampliar a abrangência do projeto, oferecendo oportunidades gratuitas de qualificação profissional.
Na manhã de quinta-feira, o Prefeito Jango Herbst assinou contrato de prestação de serviços com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, no valor de R$ 69, 053,25, com a finalidade de realizar serviços na área de desenvolvimento de produtos de design em lã, linhas, tecidos, reciclados e artesanatos em geral, atendendo 304 famílias.
E para mobilização da população, representantes da Secretaria do Bolsa Família e do SENAI realizaram nesta semana,diversas reuniões nas comunidades para detecção da das necessidades de cada uma. Ao todo serão treinados 10 grupos de artesãs e outros 4 grupos de informática, atendendo 304 famílias.
Valorização pessoal
A diretora da Unidade do SENAI de Mafra, Maria Rosane Palhano Tormena participou do momento da assinatura do contrato e destacou que este é mais um investimento que a Prefeitura de Mafra está fazendo para as famílias que precisam ser alavancadas para saírem de uma situação desfavorável. "O trabalho que se pretende realizar é importante porque começa com a valorização do indivíduo, mostrando que são capazes e têm condições de gerar renda", afirmou destacando que é importante não só ensinar a fazer como também conscientizar as pessoas que elas podem fazer.
O Prefeito Jango Herbst aprovou o projeto e considerou-o como de extrema importância para a promoção da inclusão no mercado de trabalho. "É muito bom podermos proporcionar maiores oportunidades à população, ampliando possibilidades de geração de renda", declarou.
O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra explicou que o carro chefe do projeto – que é a continuação e ampliação do Projeto Dando Linha – é a inclusão produtiva, que faz com que as famílias possam agregar renda e qualidade de vida. "Além disso podemos notar a satisfação pessoal de cada participante em sentir seu valor em aprender e ver que é capaz de produzir um produto com sua marca", afirmou
Reuniões comunitárias e dias dos encontros para as atividades
As reuniões para sensibilização e inscrição para o projeto Dando Linha 2011 nas comunidades: Vila Solidariedade, Vista Alegre, Jardim América, Faxinal, Butiá do Lageado, Pedra Fina, Rio Branco I, Imbuial, Campo da Lança e Vila Nova.
Inscrições já podem ser feitas diretamente na Secretaria do Bolsa Família, no horário das 8 às 15:30 horas, com Sabrine.