Executivo entrega carteiras para alunos com necessidades especiais
Em solenidade simples, marcada pela presença de profissionais ligados à educação especial no município, diretores de escolas da rede municipal de ensino e mães de alunos com necessidades especiais, aconteceu na tarde da última terça-feira, 09, na Secretaria Municipal de Educação, a entrega de 15 novas carteiras para crianças portadoras de deficiências.
Essas carteiras foram adquiridas pela administração municipal, ao custo de R$ 15 mil, para proporcionar maior conforto e segurança ao aluno, enquanto freqüentam as aulas. Elas serão distribuídas entre as escolas da rede municipal que possuam alunos com necessidades especiais inclusos e também entre as 5 salas multifuncionais de Mafra que atendem a 45 crianças.
Receberam as carteiras as escolas municipais CEM Ben. Fiorige Bona, CEI Comecinho de Vida, CEM Beija Flor, EMEB São Sebastião e CEMMA. Os outros casos de alunos com dificuldades de aprendizagem, problemas psicológicos e fonoaudiológicos e outros transtornos que não são contemplados nas salas de AEE, são atendidos na Secretaria de Educação de Mafra, no setor de atendimento especializado.
Apoio do Executivo
Na ocasião a Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira agradeceu ao Prefeito Jango pelas aquisições que custaram 15 mil reais ao município. "Estamos desenvolvendo este atendimento especializado graças ao apoio do Prefeito Jango Herbst, que não tem medido esforços no sentido de dotar o município com as condições necessárias para possibilitar a inclusão das crianças com necessidades especiais", declarou.
O Prefeito Jango Herbst saudou as mães presentes e falou da emoção do momento declarando ser a entrega, o mínimo que o município pode fazer para auxiliá-las, na escola, no cuidado com seus filhos. Ele destacou, no entanto, que o amor e carinho no atendimento às crianças é essencial para o sucesso do trabalho.
O Professor Jefferson Bauer, que trabalha no Atendimento Especializado na Secretaria Municipal de Educação falou da importância das aquisições. "Essas cadeiras em muito ajudarão aos professores no trabalho com as crianças. Elas representam maior conforto e segurança para os alunos".
A mãe de um aluno com necessidades especiais, Veridiana Rosa Scheffel, disse ter ficado feliz pelo governo municipal estar ajudando, auxiliando aos professores. "Não adianta fazer salas multifuncionais se os profissionais não tiverem essa assistência, afirmou e declarou: "vejo como um grande passo, uma grande melhoria na educação porque a inclusão social tem que realmente sair do papel e para que isto aconteça, todo mundo tem que batalhar".
Salas multifuncionais
O Município de Mafra foi contemplado no ano passado com 7 salas de aulas multifuncionais, cedidas pelo Ministério da Educação. Duas delas, a do CEM Faxinal e da escola EMEB Ver.Evaldo Steidel ainda não estão ativadas, por não apresentarem demanda. Para colocá-las em funcionamento o município preparou equipe especializada e experiente. Elas foram ainda equipadas com vários materiais pedagógicos para dar apoio ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação, matriculados nas classes comuns das escolas públicas. Equipamentos como microcomputadores, lupa eletrônica, dominó com textura, tapete quebra-cabeça, entre outros, fazem parte das salas.