Saúde de Mafra divulga dados sobre tratamento de Acupuntura
A Secretaria Municipal da Saúde de Mafra oferece à população desde março deste ano tratamento complementar pelo SUS – a acupuntura. Em seis meses, de 01/03/11 a 31/08/11 foram realizadas mais de 400 sessões de acupuntura, sendo que os pacientes fazem em média entre 6 e 10 sessões – resultando até 2,5 meses de tratamento. Segundo os dados da Secretaria, em agosto houve elevada porcentagem de atendimento na área Ortopédica, alcançando um índice de quase 80%, frente a 6% de outras especialidades médicas.
Para o fisioterapeuta e acupunturista Fernando R. Gasparoto, da Clínica de Reabilitação da Prefeitura de Mafra, as mais de 400 sessões durante o período de 6 meses revela dados sobre os sintomas e as doenças mais relevantes. "Analisando os dados vemos que lombalgia (dor na coluna) é o sintoma mais relatado, em seguida insônia, cervicalgia (dor na região do pescoço), tendinite de ombro, sequelas de AVC, enxaqueca e dor de cabeça, entre outras", citou.
Ele explicou ainda que as pessoas que fazem tratamento clínico devem sempre comunicar ao seu médico qualquer que seja o tratamento complementar que estiver realizando. "Apesar da acupuntura apresentar muitos efeitos positivos sobre a saúde e bem estar, não são todas as pessoas que sentem seus benefícios (relaxamento, bem estar, alívio da dor e tensão, etc.)", disse.
As sessões são realizadas na Clínica de Reabilitação de Mafra, e acontecem as terças e quintas-feiras, no período da tarde. A Clínica fica na rua José Boiteux, 41, antiga Casa da Cultura. Informações pelo telefone 3645-3931.