Conscientização sobre esgotamento sanitário chega às escolas

 

Técnicos  do projeto socioambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Mafra estão dando continuidade ao trabalho de conscientização sobre os benefícios e a necessidade da implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto  no município. Na última semana realizaram palestras nas escolas estaduais Professor Gustavo Friedrich, na Restinga, Barão de Antonina, no Centro  e, no dia 17, no  Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA.

 No CEJA a reunião contou com a presença de pais, professores, funcionários e moradores das ruas do entorno da escola,  quando foi ministrada a palestra sobre o tema "A importância do Sistema de esgotamento Sanitário", pela Assistente Social  Valeria Grossl Mendes da Silva.  

Antes do início da palestra o  Secretário Milton Antunes apresentou a equipe de trabalho e destacou a necessidade de Mafra ter instalada essa rede de esgoto, tanto por questões de saúde como também por questões de busca de recursos para melhorias de pavimentação. Segundo ele, os financiamentos com recursos do Governo Federal não estão mais sendo liberados  para aqueles municípios que não tiverem  rede de esgoto implantada. Ele destacou o empenho do Prefeito Jango Herbst  para que o município começasse a ter a sua rede de esgoto. "O nosso Prefeito  Jango  lutou muito para conseguir essa importante obra para os mafrenses, pois ele sabe que ela representará  mais saúde para a população, com a prevenção de doenças , além da ajudar na preservação do meio ambiente ", declarou.

Na oportunidade foram respondidos todos os questionamentos dos presentes. Uma das reclamações apresentadas foi sobre a demora da conclusão da re-pavimentação das ruas que já tiveram  a tubulação instalada.  Sobre a questão a diretora de Meio Ambiente, Nadia Weiz explicou que é necessário que o solo se acomode primeiro, para que depois seja recolocada a pavimentação de origem no local das valas. Ela agradeceu a compreensão de todos e pediu um pouco mais de  paciência aos moradores.  "Os transtornos causados são para uma melhor qualidade de vida para todos",  concluiu.

Novas ruas

Na próxima semana as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, iniciarão  nas seguintes ruas: continuação da rua Celestino de Oliveira, continuação da rua Florianópolis, continuação da rua Jorge Sabatke, continuação da rua 7 de setembro, continuação da rua 8 de setembro, continuação da rua D. Pedro II, parte da rua Jorge Lacerda e parte da rua Jovino Lima.