Projeto Dando Linha completa dois anos de sucesso
Ao completar dois anos do projeto Dando Linha, ele pode ser considerado efetivamente como um Programa, em virtude do sucesso alcançado. A frase é do Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, proferida durante solenidade de abertura do 2º Workshop Projeto "Dando Linha", realizado na manhã de sexta-feira, dia 2 de dezembro, que reunião alunas e professores, no salão paroquial Nossa Senhora Aparecida.
O Dando Linha iniciou em 2010, com 12 mulheres beneficiárias do Bolsa Família, com o objetivo de proporcionar condições para que as famílias em situação de vulnerabilidade migrem para uma de cidadania efetiva, tornando-se parte de uma sociedade produtiva. Hoje conta com cerca de 200 participantes, que recebem orientação, suporte e apoio técnico para a produção de artesanato reutilizando matérias de descarte da produção industrial. O projeto abrange as comunidades da Pedra Fina, Rio Branco, Campo da Lança e Butiá do Lageado, além dos bairros Vila Solidariedade, Vila Nova, Vista Alegre, Jardim América, Imbuial e Faxinal.
Continuação
É desenvolvido pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal do Programa Bolsa Família, com apoio da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e em parceria com o SENAI.
Enaltecendo o apoio recebido do Prefeito Jango Herbst desde o início do Dando Linha, em 2010, Ivan Dutra disse estar muito feliz por ver que os objetivos do projeto foram alcançados. Para as artesãs participantes, o secretário proferiu palavras de incentivos para que continuem com as atividades, "que certamente trarão renda e satisfação pessoal". Ele parabenizou as participantes e agradeceu aos colaboradores SENAI, ACI e equipe de funcionários das Secretarias do Bolsa Família e Ação Social.
A diretora do SENAI, Maria Rosane Palhano Tormena parabenizou as artesãs dizendo que o momento do encerramento marcou uma etapa vencida, mas destacou que ainda há muito o que fazer. Incentivou-as a continuar: "Continuem a trabalhar, a buscar novos conhecimentos porque novas conquistas virão", afirmou. A Secretária Aurea Bastos Davet, da Criança e Ação Social falou sobre o sucesso do projeto: "Nada é mais significativo do que participarmos da Festa das Flores deste ano, em Joinville, o que mostra que estamos realmente colhendo os frutos, ou melhor as flores". Ela parabenizou a todas as participantes.
Palestra motivacional
Ao final da solenidade, as alunas e professoras do Dando Linha assistiram à palestra motivacional "Excelência profissional: atendimento e empreendedorismo", proferida por Claudino Kosteski. Todas as alunas receberam certificado de conclusão de curso.
No sábado, aconteceu na Praça Lauro Muller, no período da manhã, exposição e comercialização dos produtos confeccionados pelas participantes do projeto.
Opiniões
" O projeto é bastante importante, porque não só ensina como qualifica os profissionais. É muito gratificante porque além de aprender a gente faz novas amizades, está junto com a comunidade, o que é importante para a vida da gente". Claudia Paloma, que participa há 1 ano do projeto.
"É um projeto muito bom. A gente aprendeu bastante coisas e está sendo bom para comercializar. Tomara que continue o ano que vem". Marlei Salete Fleischmam que participa do projeto desde maio.
" Eu começaria tudo de novo se fosse preciso. É muito legal, porque você vai lá conversa, aprende muita coisa diferente. Esperamos que pra os próximos cursos venham bastante coisas novas". Edna de Cássia Carvalho, que está desde o início do programa.
" A satisfação de aprender coisas novas, coisas que não imaginava que existia. Hoje a emoção é de dever cumprido". Jucileia dos Santos Carvalhos, há dois anos no programa Dando Linha.