Secretaria da Agricultura de Mafra promoveu curso de boas práticas de manipulação de alimentos
• Curso foi dirigido a feirantes, merendeiras e produtores rurais
Nos dias 7 e 8 deste mês a Secretaria da Agricultura de Mafra promoveu em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e SENAR, o curso "Boas práticas de manipulação de alimentos", na sede da Secretaria da Criança e Ação Social. O curso, destinado a feirantes, merendeiras da Secretaria da Educação e produtores rurais inscritos no SIM (Serviço de Inspeção Municipal), teve 16 horas/aula e contou com a instrutora e nutricionista, Cristiane Santini, do SENAR.
Para o Secretário de Agricultura de Mafra, Omilton Pereira Filho, cursos como este fornecem informações ao participante que serão úteis em sua área de atuação. "Neste primeiro curso do ano tivemos uma participação maciça. As vagas oferecidas foram preenchidas. Isto mostra o interesse do participante em melhorar seu negócio, oferecendo produtos com qualidade", explicou.
Dividido em parte teórica e prática (demonstrações na cozinha experimental) o curso contou com 15 participantes que receberam informações sobre higiene no processo de fabricação e manipulação de alimentos. Segundo a Secretaria estão planejados mais quatro cursos para este ano, sendo três voltados à alimentação – fabricação de doce de leite e iogurte, queijos e industrialização do soro, olericultura orgânica – e o outro de manutenção de colheitadeiras.
Participação
Os participantes tiveram uma impressão positiva do curso, como no caso de Mariléia Ribeiro, auxiliar operacional escolar. Ela disse que o curso a ajudou muito. "Vou tentar trazer o que aprendi para a prática profissional do meu dia-a-dia. Valeu a pena", completou.
Outro participante, Emerson Max, proprietário de açougue que está implantando linha de embutidos em seu negócio, avaliou o curso como proveitoso. "Para mim foi muito gratificante aprender as técnicas e ver as melhorias que podem ser feitas no meu estabelecimento, visando a satisfação de meus fornecedores e consumidores com nossos produtos", declarou.