Mafra recebe visita técnica do CETRAN/SC para integração ao Sistema Nacional de Trânsito

Mafra está há poucos dias de efetivar sua integração ao Sistema Nacional de Trânsito e assim dotar  o município de condições técnicas  para atuar nas questões urgentes que se apresentam diariamente em relação ao trânsito. Na manhã de segunda-feira, 27,  o departamento de trânsito da Prefeitura de Mafra recebeu a visita técnica de Eduardo Bartniak Filho, membro do Conselho Estadual de Trânsito, para verificar in loco as  condições do departamento  e certificar-se de que Mafra  está em condições de gerir o trânsito de forma municipalizada. Com base no que verificou  Eduardo Bartniak fará novo relatório ao Conselho, para aprovação final e encaminhamento ao DENATRAN.

Após a integração o  Prefeito Jango Herbst concluirá mais um trabalho no processo de modernização   administrativa e Mafra será o 71º município catarinense a efetivar a sua integração ao Sistema Nacional de Trânsito,  atendendo assim à Resolução nº 296/08 do CONTRAN.

Para chegar à municipalização do trânsito, Mafra teve que cumprir algumas etapas anteriores, dentre elas a criação de um órgão municipal executivo de trânsito com os serviços de engenharia do trânsito, educação para o trânsito, controle e análise de dados estatísticos e fiscalização.

Certificação

O Prefeito Jango disse estar satisfeito com o desfecho de mais uma ação em favor da população que passa a contar com um município  integrado, com certificação para resolver problemas  vividos no cotidiano,  como congestionamentos, carência de estacionamento etc.

Para o conselheiro Eduardo Bartniak Filho a partir da integração, o cidadão vai sentir que as questões relativas ao trânsito serão tratadas de forma mais profissional. "Para o município foi um passo muito importante na organização do trânsito que hoje tem se apresentado como um grande problema para as cidades brasileiras em razão do crescente número de veículos. Ele parabenizou o município pela certificação a ser conquistada, e pediu que o processo tenha continuidade.

Segundo afirmações do Diretor de Trânsito, Haroldo Heyse, com a municipalização teremos a importante parceria da Polícia Militar na fiscalização ostensiva do transito. "A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito vai  proporcionar maior agilidade para o cidadão na resolução dos problemas relativos ao trânsito de sua cidade", declarou e concluiu: "Municipalizar não é uma opção, mas sim uma obrigação, independente do tamanho do município ou de sua frota veicular".