Inaugurado Posto de Saúde de Augusta Vitória

• Posto aproxima o atendimento médico e odontológico aos moradores da comunidade e arredores, que até então precisavam se deslocar cerca de 40 km até o centro da cidade em busca de assistência à sua saúde

A Unidade de  Saúde "Nova Esperança", de Augusta Vitória  – antiga reivindicação da população local, foi inaugurada  na manhã da última quarta-feira, dia 29 de março.  A solenidade contou com a presença do Prefeito Jango Herbst, acompanhado da Primeira Dama, Salete Cassias Herbst, além dos secretários municipais de Educação, Marise Valério, de Obras, Valdemar Goffi e do Bolsa Família, Ivan Dutra, da Vereadora Carmem Lucia Ruthes e membros da comunidade.

A construção da nova unidade de saúde teve início em dezembro de 2010. Conta com área total de 126,75 m2, totalmente construída com recursos próprios do Município, ao custo aproximado de R$ 140 mil. Atenderá além das famílias moradoras em Augusta Vitória, ainda as comunidades próximas como Rio dos Cedros, Vila Schafascheck e Pedra Fina, entre outras.

Todas as etapas da construção foram acompanhadas pela comunidade, desde a doação do terreno, passando pela abertura  da licitação para contratação da empresa responsável pela obra, até a construção propriamente dita, acompanhada diariamente pelos moradores da Augusta Vitória.

Elogio para a comunidade

Na solenidade de inauguração o Prefeito Jango Herbst elogiou e agradeceu  a atuação dos moradores de Augusta Vitória que participam ativamente para ver a comunidade  crescer e  assim ver melhorada a vida de todos. "Elejo a Comunidade de Augusta Vitória como referência do interior do Município. Um povo trabalhador, honesto e correto que não mede esforços para o desenvolvimento do Município".

Jango disse estar ansioso por esta inauguração e feliz em ver cumprido mais esse compromisso assumido com a população local. "Até que enfim chegou o dia da vitória para a comunidade. Estou feliz por estar aqui. É mais uma promessa que felizmente estamos cumprindo", declarou. O Prefeito parabenizou também toda a equipe da Secretaria de Saúde e técnicos que elaboraram o projeto. "A obra está muito bonita, bem feita e funcional. Uma obra digna para a comunidade de Augusta Vitória".

Jango Herbst fez menção ao atendimento médico-odontológico que a população receberá na unidade, classificando-a como também de qualidade, à exemplo das instalações.

Prevenção e manutenção da saúde

A Secretária de Saúde, Maria Beatrice Reynaud dos Santos destacou que a Unidade de Saúde Nova Esperança, é a vitória da perseverança da comunidade apoiada pelo Executivo.   "Com esta inauguração a administração municipal mostra sua preocupação com a prevenção e manutenção da saúde da população, aplicando de forma reacional tanto os recursos recebidos do Governo Federal para aplicar na saúde, quanto os recursos próprios".  Com a nova unidade, Mafra conta com 9 Estratégias da Saúde da Família, unidades básicas de saúde (postos de saúde), 4 consultórios odontológicos, além do Pronto Atendimento, do Núcleo Materno Infantil e da Policlínica Municipal. A Secretária Maria Beatrice agradeceu ao Prefeito Jango pela oportunidade, à comunidade pela parceria e à equipe de profissionais da Saúde.

Orgulho de morar na comunidade

"Coisas boas estão acontecendo na comunidade e sentimos orgulho de estarmos aqui". A declaração é do representante da comunidade de Augusta Vitória, Elenir do Livramento, em seu discurso de inauguração do posto de saúde. Além da inauguração do posto ele fez alusão à quadra coberta que estava sendo erguida naquele momento, na escola ao lado do posto. Ele recordou os vários encontros realizados com o Prefeito Jango nos quais o chefe do Executivo sempre manifestou desejo de construir um posto de saúde em Augusta Vitória. "Assumimos o compromisso de conseguir um terreno e enfrentamos muitos desafios até chegarmos a esse momento em que o sonho de torna realidade.

Momento de grande emoção

Para o membro da comunidade, João Adir Puttkammer a inauguração marca o final de uma grande luta. "É um momento de muita emoção para nós que assumimos pessoalmente – com o Prefeito Jango – o compromisso de conseguir encontrar e regularizar o terreno", declarou. Segundo ele, os moradores da localidade e dos arredores terão muito mais comodidade e facilidade para tratar da sua saúde, uma vez que o posto está bem mais próximo do que a cidade, distante cerca de 40 km.

Unidade de  Saúde "Nova Esperança" em Augusta Vitória

– Totalmente construída com recursos próprios do Município

– Custo aproximado da obra de R$ 150 mil.

– Área total de 126,75 m2;

– Terreno doado pela comunidade;

– Atenderá moradores de Augusta Vitória, Rio dos Cedros, Vila Schafascheck e Pedra Fina;

– Compreende: hall de entrada, recepção, sanitários masculino e feminino adequados aos deficientes, consultório odontológico, farmácia e sala de nebulização, sala de curativos, consultório geral, sala de vacinação e expurgo, sala de deposito de material de  limpeza, copa, despensa e sala de esterelização.