I Simpósio Regional promoveu a discussão e divulgação do tema ostomia

 

 

Aproximadamente 140 pessoas, de Mafra e municípios vizinhos, assistiram ao evento promovido pelo Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada da Secretaria Municipal da Saúde

 

O "I Simpósio Regional sobre Ostomias – O cuidado voltado às diferentes dimensões do seu fazer" que aconteceu na última quarta-feira, 21, na UnC de Mafra debateu temas relacionados à saúde da pessoa ostomizada, visando a melhoria de sua qualidade de vida. Dentre os assuntos, tecnologias voltadas aos ostomas, relações familiares, complicações de estomas intestinais e urinários, autoestima, atividade física, nutrição e saúde.

Promoção da saúde

O Secretário da Saúde de Mafra, Cidemar Ratochinski, fez a abertura do evento, falando sobre a importância do serviço de ostomizados no município e da parceria com o Estado para disponibilização dos equipamentos de estomas. "Como profissionais da saúde devemos proporcionar qualidade de vida aos ostomizados, a fim de que levem uma vida normal". O Secretário ressaltou ainda que "todo o gestor deve investir na promoção da saúde da população". Ele agradeceu a participação do público e a colaboração dos parceiros para realização do evento.

Aprendizado

A estudante do 6º período de enfermagem, Jéssica S. Melnek, disse que participou do evento para conhecer mais sobre o assunto. "É importante adquirir mais conhecimento para prestar um bom atendimento aos pacientes".

Já a técnica de enfermagem de Rio Negrinho, Gisele Maria Atanásio, ressaltou que simpósios como este são meios para atualização. "Participar é uma forma de obter mais conhecimento nesta área de ostomia, pois me deparo com diferentes situações e esta é uma delas. Então, é importante estar preparada".

Marcial José Przybyela, Presidente da Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada (AMO), considerou o simpósio um sucesso. "Foi fundamental para difundir conhecimentos por meio da capacitação de um maior número de pessoas que trabalham com ostomia", disse. Marcial ressaltou ainda que "espera que os participantes repassem as informações obtidas no evento aos colegas para oferecer o melhor tratamento aos pacientes ostomizados".

Ação conjunta

O Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Mafra foi o organizador do evento e contou ainda com a colaboração e patrocínio da AMO, UnC-Mafra e das empresas Fufa-SC, Cirúrgica Jaw e Life Sul, que também expuseram seus produtos durante o simpósio.

A enfermeira colaboradora dos serviços de ostomizados, Luciana Mazon, disse que o simpósio atingiu seu principal objetivo. "A intenção foi divulgar a temática ostomia a um público diversificado, a fim de proporcionar que um número maior de pessoas reconheçam quais os cuidados dispensados aos ostomizados, para que estes conquistem qualidade de vida", concluiu Luciana.