Resultados positivos com grupo de ajuda para parar de fumar

 

 

O grupo de auxílio para quem deseja parar de fumar realizou na última quinta-feira, 28, seu terceiro encontro semanal e já conta com resultados positivos. O aposentado Altair Piloni, fumante por 50 anos, não acende um cigarro há uma semana.  Ele quer parar de fumar por uma questão de prevenção. "A gente vê muita coisa ruim relacionada ao cigarro", afirmou compartilhando com os companheiros o fato de já ter percebido melhoras em muitas sensações no seu cotidiano. "Estou dormindo melhor, acordando mais descansado e sentindo o cheiro e o sabor dos alimentos", declarou.

O grupo de apoio para quem deseja parar de fumar é um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio do executivo municipal. Atua oferecendo informações e suporte com uma equipe composta pela média Rita Flores; o psicólogo Tiago Feller, o enfermeiro Márcio Fábio Silva e a farmacêutica Maristela Sommer. 

A cada encontro os participantes recebem um livro com orientações e dicas, além de palestras sobre temas ligados aos problemas causados pelo fumo, ou sobre orientações que auxiliem na luta para parar de fumar.

Saúde bucal do fumante

Na última quinta feira a palestra foi proferida pelo dentista Ricardo Susin Schelbauer, sobre a saúde bucal dos fumantes. Ele explicou que fumantes são mais propensos a desenvolverem câncer bucal, além dos outros tipos. Como ex-fumante atestou que o esforço dos participantes do grupo é um investimento na qualidade de vida de todos.

Outra participante do encontro semanal é Roselaine, profissional que trabalha com fumo, o que dificulta ainda mais o seu objetivo de parar de fumar. Ela está tentando parar com o vício por questões de saúde.  Disse que já não está mais sentindo tanta necessidade do cigarro e se comprometeu a parar de fumar neste final de semana.

A cada situação apresentada por participante do grupo, a Dra. Rita explicava como mudar de hábitos para ajudar no processo. O psicólogo Tiago apresentou 4 dicas para auxiliar na busca pelo fim do vício: beber muita água,  comer  menos doces (trocando por cenoura, cravo, canela e outros),  fazer atividade física e praticar um tipo de relaxamento (como respiração pelo diafragma).

Novos grupos

A Secretaria de Saúde de Mafra já está formando um novo grupo de apoio para pessoas que desejam parar de fumar. Os encontros deverão iniciar no mês de maio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente nos postos de saúdepróximos de suas casas, PACS, e no Núcleo Materno Infantil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3642-3951, com o Enfermeiro Márcio Fábio.