Ovos de Dinossauros em Mafra

Você pensou que em um dia veria ovos reais de dinossauros?  Pois esse dia chegou. Em Mafra uma exposição no Centro Paleontológico – CENPÁLEO – da Universidade do Contestado, apresenta ovos de dinossauros descobertos em varias partes do planeta, cedidos por empréstimo pela esposa de Guido Borgomanero.  A Exposição "Borgomanero – Ovos de Dinossauros na Sala de Estar" – apresenta ao público ovos de várias espécies de dinossauros que fazem parte da coleção privada, considerada uma das mais importantes de fósseis da América Latina, que fica exposta permanentemente na sala de estar da residência da família, em Curitiba. Os ovos datam entre 65 a 120 milhões de anos e foram encontrados na China (ninho com 8 ovos), na Argentina, Canadá e Brasil.

Na noite da última quarta-feira, dia 8 de maio, aconteceu o pré-lançamento oficial da exposição que ficará aberta até o dia 19 de julho, de segunda a sexta das 9h00 às 11h30, das 13h30 às 17h00, e das 19h00 as 21h30 horas, nos sábados das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00, e nos domingos até 02/junho das 10h00 às 15h00, com ingressos no valor de R$5,00 adultos e R$2,50 para crianças, estudantes e idosos.

Na solenidade de pré-lançamento da Exposição o professor Luiz Antônio Machado, representando o Reitor da UnC, falou ser uma honra para a Universidade receber a exposição, fruto do trabalho de uma pessoa apaixonada pela Paleontologia, que em muito contribui para o avanço da ciência.

Semana de Museus

O professor Doutor Luiz Weinschutz, coordenador do Cenpáleo agradeceu à família Borgomanero, representada pela Sra Ragnhild Borgomanero,  a cessão dos ovos para a exposição e destacou a importância dessa coleção para inclusive despertar a vocação de novos palentólogos. Ele explicou que a exposição faz parte da Semana Nacional de Museus e nesse sentido fez um breve relato da importância do Cenpáleo no contexto nacional e estadual, que  já figura entre os 5 museus mais visitados em Santa Catarina e o único museu  de história natural nos estados do Paraná e Santa Catarina. Weinschutz  lembrou e homenageou todas as pessoas que atuaram desde o início do Cenpáleo, em 1997, até o colaboradores atuais. Paulo Manzig, pesquisador e escritor de livros de divulgação científica e recém contratado junto ao CENPÁLEO, em suas palavras destacou como sua visita a coleção Borgomanero em Curitiba, auxiliou na identificação e descoberta de um importantíssimo sítio fossilífero com Pterossauros no Noroeste do Paraná.

Uma presença de destaque no lançamento da exposição foi a esposa de Guido Borgomanero,  Ragnhild Borgomanero, que contou sobre a vida de Guido – que foi Cônsul da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina.  Ele foi "um homem multitalentoso,  amante das artes e apaixonado pelas ciências naturais", explicou. A coleção da família começou a ser formada em 1950, fruto das viagens do casal  pelo mundo. Ragnhild  agradeceu a oportunidade de mostrar as peças  a  assim atender ao desejo do esposo, de que queria  que sua coleção fosse visitada por todos.

O Cenpáleo fica localizado na Avenida Presidente Nereu Ramos, nº 1071, anexo à Universidade do Contestado Mafra. Telefone para contato é 3641-5514.

Interessante

O funcionário público Jean Carlo Grein Xavier ficou impressionado com a possibilidade de ver de perto ovos de dinossauros. "Chega a ser emocionante ver isso assim ao alcance das nossas mãos. Muito gratificante", definiu.  A exposição é uma realização do Cenpáleo/Universidade do Contestado, com apoio da Prefeitura Municipal de Mafra/ Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e colaboração dos Supermercados Mig, Igui Piscinas, Auto Show Chevrolet e Vidraçaria Linde.