Pais, alunos e comunidade escolar de Mafra se reúnem em prol da Educação

 

 

 "O Plano Nacional pela Educação – PNE na articulação do sistema nacional de educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração". Este foi o tema central abordado durante a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação – CONAE, que aconteceu nesta segunda-feira (20), no Auditório Público Municipal.

O evento, promovido pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria de Educação e do Fórum Municipal de Educação, contou com a participação de autoridades e de representantes das escolas – diretores, professores, funcionários, alunos e pais. A secretária Municipal de Educação, explicou que a CONAE é uma instância de discussão sobre Educação, a qual se realiza em diversos âmbitos – escolar, municipal, regional, estadual e nacional -, deliberando e encaminhando propostas para as políticas educacionais do país.

Para o Prefeito, a Conferência é um espaço democrático onde todos podem discutir as diretrizes e prioridades do processo educacional, participando do desenvolvimento da educação sempre com o objetivo de buscar melhorias. "A Educação em Mafra já é referência, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. Cito o exemplo da merenda escolar oferecida nas escolas da rede pública municipal de Mafra, que tem mais de 50% dos produtos adquiridos de produtores locais, através da agricultura familiar. Exemplos como este refletem na qualidade da nossa Educação", afirmou.

O evento também contou com a presença da gerente regional de Educação, Eliane Anete Hübel, e da Deputada Estadual Luciane Carminatti, que proferiu aos presentes a palestra denominada "Qualidade da Educação". A parlamentar é pedagoga – tendo atuado por muito tempo como professora de séries iniciais – e na ALESC ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Em sua fala, abordou questões relacionadas à luta pela educação pública gratuita e de qualidade, destacando a importância de se ter escolas adequadas, professores valorizados, gestão democrática, acesso ao ensino técnico e superior, inclusão e planos de carreira atualizados aos trabalhadores da educação.

Logo após a abertura do evento, que contou com a apresentação do Coral Rio Negro, foram apresentados os eixos de trabalho e formados os grupos para discussão. Já o período da tarde foi destinado à plenária com apresentação das propostas e eleição dos delegados que representarão o Município na etapa regional da CONAE.

O Documento referência para a CONAE 2014 está dividido em sete eixos, sendo que o município de Mafra optou por discutir três deles, sendo: Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; e Eixo VI – Valorização dos Profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

CONAE

A CONAE será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, com a finalidade de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.