Procon de Mafra fiscaliza bancos

• Lei 3.725 determina instalação de painéis e câmaras de vídeo nas agências bancárias do município

O Procon de Mafra iniciou o ano implantando novos programas – como fiscalizações, ou reeditando outros que estavam paralisados – como a pesquisa da cesta básica. Neste mês, por determinação do Prefeito Roberto Scholze, realizaram a  fiscalização nas agências bancárias da cidade para verificar o cumprimento da Lei 3.725, de 6 de outubro de 2011, que determina às agências bancárias e instituições financeiras a obrigatoriedade de instalação de painéis de proteção aos usuários no interior das agências, bem como nos caixas eletrônicos, no Município de Mafra, devendo ainda instalar câmeras de vídeo no interior e entorno das respectivas agências.

O prazo para adaptação e cumprimento à lei expirou no dia 29 de abril, quando o Prefeito determinou a fiscalização. Agente fiscal do Procon visitou então  9 agências  bancárias encontrando irregularidades em apenas duas delas.  "Nas demais,  as modificações foram feitas e a Lei respeitada". Destacou a agente Ana Maria Hermann.

Segundo informações da diretora do Procon de Mafra,  Carina Screnski, o próximo passo será encaminhar denúncia ao Ministério Público, dos bancos que não cumpriram a lei.  Para o Prefeito Roberto Scholze, essa é uma medida de segurança para a população, que assegura privacidade no momento em que se dirige aos caixas. "Precisamos fazer cumprir as leis, pois elas existem para nossa própria proteção", declarou.