Prefeitura de Mafra realiza trabalho diário de limpeza urbana

• Serviços de roçada, limpeza de praças e recolhimento de entulhos fazem parte da rotina da equipe de trabalhadores para manter a cidade limpa

A fim de criar um ambiente agradável e limpo no perímetro urbano, diariamente equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano desloca do Centro de Serviços sua equipe composta por 18 trabalhadores (14 servidores e quatro apenados) para as ruas e praças do município. Dentre os serviços executados, roçada, limpeza de praças, recolhimento de entulhos e limpeza e manutenção do banheiro público da Praça Guilherme Abry.

Rotina

De segunda à sexta-feira a partir das 8 horas e eventualmente aos sábados, a equipe divide-se para suprir a demanda de trabalho. Durante a semana, 9 trabalhadores fazem roçadas, um servidor cuida do banheiro público, quatro trabalham nas praças e três outros com o caminhão Munk. De acordo com a Secretária da pasta, Wilmara Herzer, a Prefeitura tem conseguido manter a meta da administração pública de Mafra de conservar a limpeza na cidade. "Trabalhamos com esta equipe nas ruas que não possuem calçamento e ainda procuramos manter em ordem as praças", disse. Ela aponta ainda que um dos maiores problemas nas praças é o acúmulo de lixo como papéis de bala, panfletos, latas e garrafas PET, entre outros resíduos. "Nosso trabalho é a limpeza, mas a população também deve fazer sua parte, depositando o lixo nas lixeiras", ressaltou a Secretária.

Além da equipe da Secretaria, a Serrana Engenharia Ltda. (empresa contratada) realiza serviços de limpeza urbana que compreendem capina, raspagem, varrição, roçada e limpeza de vias e logradouros públicos para remoção de vegetações rasteiras, assim como pintura de meio-fios.

Mantendo a cidade limpa

A população também é responsável pela manutenção da limpeza da cidade. Ensinar as crianças a separar o lixo, a não quebrar galhos de árvores, a manter os brinquedos e bancos das praças em ordem faz parte da educação dos pequenos. "É necessário realizarmos um trabalho em conjunto para mantermos um ambiente livre de sujeira e mais agradável", advertiu Wilmara.

O Prefeito Roberto Scholze comenta que Mafra é um dos municípios com maior potencial de desenvolvimento do Planalto Norte e, portanto, atrativo para a indústria, o comércio e o turismo. "A valorização da cidade começa com o cuidado de cada um. Se quisermos ver o município crescer, devemos comprar esta ideia, de preservar o meio ambiente e conservar belos e limpos os logradouros públicos", disse o Prefeito.

Solicitação de limpeza

O munícipe pode solicitar à Prefeitura os serviços de limpeza pública, entrando em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.  A secretária Wilmara Herzer explica que o prazo de envio das equipes aos locais solicitados vai depender da demanda da população. "Atendemos às solicitações conforme a demanda e de acordo com a disponibilidade da equipe, lembrando que estes serviços solicitados são de direito do cidadão", concluiu.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano fica na Praça Desembargador Flávio Tavares, 12 – Prédio da Prefeitura de Mafra. Atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Telefone: 3641-4020.