Corrida Rústica de Mafra reúne cerca de 400 atletas
1º de Maio
Aproximadamente 400 atletas participaram na manhã de quarta-feira, da 43ª Corrida Rústica Wilson Buch – 1º de Maio, tradicionalmente realizada em Mafra em homenagem ao Dia do Trabalho. O evento reuniu atletas mafrenses e de diferentes idades e vindos 30 cidades diferentes, do sul e sudeste do País. O Campeão geral foi Laurindo Nunes Neto, 20 anos, da cidade de Caçador (SC), com o tempo de 33 minutos e 35 segundos''. Ele conquistou o prêmio máximo de R$ 1.500,00. Ao todo foram entregues R$ 10.500,00 em prêmios, além de troféus e medalhas.
O campeão masculino, da categoria de 17 a 35 anos foi Marcos Alexandre, 34 anos, com o tempo de 34':44''. O campeão masculino da categoria 36 a 42 anos foi Elson Alex Gracioli, 39 anos, com o tempo de 34'17''. A campeã feminina, na categoria 17 a 35 anos foi Elisangela Ferreira de Oliveira, 30 anos, com o tempo de 40':49''. Também receberam prêmios em dinheiro e troféus os Riomafrenses mais rápidos, Fabiane Schafaschek Sampaio, 29 anos (49'24") e Roberto Soares da Silva, de 36 anos (38':09"). O atleta mais idoso premiado foi Azito Teles de Menezes, 69 anos. Ele fez o tempo de tempo de 43':46". A mais nova foi Kalyanni Aparecida Custodio de Oliveira Cavinatto, de 4 anos.
O Prefeito Roberto Scholze falou da importância do evento, já tradicional em Mafra, lembrando o desportista Wilson Buch, "um dos maiores incentivadores do esporte amador mafrense". Ele destacou a data de 1º de Maio, como uma justa homenagem a todos os trabalhadores locais, "que são os responsáveis pelo desenvolvimento e progresso da cidade e do campo". O Prefeito parabenizou os participantes e os organizadores do evento e agradeceu a presença de todos.
Incentivo
A Corrida Rústica Wilson Buch contou neste ano com participações que já são tradicionais, como o folclórico José Figueira, 69 anos de Quitandinha, que participou de todas as 43 edições desde a sua criação e que na chegada repetiu a cortesia que vem fazendo há dez anos, de distribuir balas na sua chegada. Ele recebeu troféu de participação. Mas a 43ª edição contou também com participantes inéditos como a pequena Kalyanni Aparecida Custodio de Oliveira Cavinatto, de 4 anos, que recebeu troféu como a atleta mais nova.
Exemplo
A corrida contou ainda com a participação, pelo terceiro ano consecutivo, do deficiente visual Fernando Carvalho Tenório, que fez o percurso com um guia. "A minha meta não é ser o campeão, mas mostrar que todos têm o seu espaço e que a deficiência não impede a prática esportiva", declarou. Ele recebeu troféu de participação especial. Com apenas 10 por cento da visão, Fernando declarou: "a deficiência é apenas um detalhe na minha vida".
A prova teve a participação de dois atletas profissionais que representavam o Cruzeiro Esporte Clube, Paulo Cesar Santos de Jesus e Marcos Alexandre Elias, além de um Equatoriano, que há 1 ano reside em Quitandinha. Além desses algumas academias de ginástica de Riomafra também formaram equipes e marcaram presença.
Apoios
A 43ª Corrida Rústica Wilson Buch foi uma realização da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura de Mafra, através dos organizadores do evento agradeceu aos seguintes apoiadores 5º RCC, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mafra, Universidade do Contestado – Cursos de Fisioterapia e Educação Física, todas as secretarias municipais de Mafra, além da Prefeitura Municipal de Rio Negro.
Os resultados podem ser conferidos pelos sites http://www.mafra.sc.gov.br/ e http://www.chiptiming.com.br/resultados/trabalhador/mafra