Elástico da coragem trabalha o tempo e o espaço de forma divertida

Este projeto merece aplausos

Um elástico e uma aula prá lá de interessante!  Com a atividade “Slackline para crianças -Elástico da Coragem”, o Professor Moacir Sabatke do CEIM Günther Werner encantou aos alunos do Maternal I e II e Pré I e II enquanto orientava sobre noções como em frente, atrás, no alto, em baixo, dentro, fora, ao proporcionar o deslocamento do corpo no espaço. Com o projeto, brincadeiras e atividades de diferentes naturezas, a curiosidade das crianças  foi aguçada.

Conforme explicou o professor Moacir a atividade propôs brincar nos espaços externos e internos com obstáculos que permitem equilibrar, arrastar, levantar, subir, descer, vivenciando limites e possibilidades corporais. “Assim possibilitamos ao aluno conhecer conceitos básicos de tempo e espaço em situações do dia a dia”, afirmou.

Esporte radical

Slackline é um esporte radical relativamente recente. A base do esporte está em equilibrar-se em uma fita de nylon estreita e muito flexível, que deve ter suas extremidades fixadas em árvores, postes ou até rochas.  Por meio do esporte a  ideia foi proporcionar atividade lúdica junto à utilização do elástico,  explorando conceitos básicos como lateralidade, equilíbrio, atenção, concentração, frente/trás, postura corporal e emoções/sentimentos como medo, insegurança até a sensação de êxito de nossas crianças, ao conseguirem passar pelo mesmo.

No C.E.I.M. Günther Werner o esporte foi adaptado utilizando recursos como cinta para amarrar carga (caminhão). Os resultados foram positivos, com previsão para que a atividade tenha continuidade.

Elástico da coragem

A  diretora da escola, Milena Albino explicou que toda semana o professor  utiliza um “recurso” eficiente e atrativo, criando suas alternativas que, em sua maioria, são lúdicas e com gostinho de quero mais. “O projeto do elástico da coragem merece sim ser aplaudido”, declarou.

“Este Projeto Merece Aplausos”

A partir deste ano iniciamos a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Este Projeto Merece Aplauso”.

Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.