Profissionais da Saúde de Mafra participam de curso

 

curso tem duração de um ano e capacita o profissional a fazer gesso

Desde março, quatro técnicas de enfermagem da Secretaria da Saúde de Mafra vão a Itapema, uma vez por semana, para participar do "Curso de Imobilização Ortopédica", que capacita o profissional a fazer gesso. O curso tem duração de um ano e é realizado na FAI (Faculdade de Itapema), das 19 às 22 horas e abrange aulas de anatomia, confecção de gesso, entre outras. Segundo uma das participantes, a técnica em enfermagem, Izabel Pereira, o curso prevê 8 meses de disciplinas em sala de aula e mais quatro de estágio em hospital. "Neste curso aprendemos a fazer gesso de maneira correta e como devemos posicionar o esqueleto (osso). Pois, se o profissional fizer de maneira errada, o paciente poderá sofrer conseqüências, como uma cirurgia para correção", explicou Izabel.

Para a Secretária da Saúde, Maria Beatrice Reynaud dos Santos, a vantagem deste curso é que a Secretaria terá profissionais qualificadas para colocação de gesso. "Sem o curso, o profissional não pode fazer o gesso. Então, esta capacitação vai formar a pessoa para trabalhar nesta área, dando mais segurança e qualidade no atendimento ao paciente".

As profissionais, Izabel Pereira, Joice Marcolino, Elizete Solizinski e Rosemari Barbosa, irão concluir o curso em março de 2011, o que dará a elas o conhecimento necessário e habilitação para exercer a atividade de confecção de gesso ortopédico. "Depois de concluirmos o curso, vamos nos credenciar à ASTEGO (Associação Brasileira dos Técnicos em Imobilizações Ortopédicas) que nos torna aptas ao exercício de colocação de gesso", concluiu Izabel Pereira.