Sexta-feira, dia 18, tem mobilização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
• "Faça bonito. Proteja nossas crianças" é o slogan desse ano do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Ao longo deste mês a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – se mobiliza mais uma vez para lembrar o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Por meio de ações como pedágios educativos, panfletagem e palestras, a mobilização visa chamar a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta milhares de meninos e meninas em todo o país: a violência sexual e psicológica.
Mobilização
Durante todo o mês de maio o CREAS levará às escolas do município, palestras relativas ao tema para alunos, pais e professores. Este ano, além das escolas da área urbana, o CREAS procurará abranger também as do interior. Faixas e flores confeccionadas em TNT e EVA podem ser vistas em diferentes pontos da cidade, alertando para o tema da mobilização. (FOTO)
No dia 18, sexta-feira, o CREAS, com o apoio de órgãos como Polícia Militar, Civil e Rodoviária, Conselho Tutelar, Mafra em Forma, Secretaria da Criança e Ação Social além da Tranorte, Fina Festa, FMM Engenharia e Conselho Comunitário de Segurança, estará na Praça Lauro Muller, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas realizando o pedágio educativo, com distribuição de panfletos divulgando os números para denúncias. Também serão entregues flores, símbolos da campanha deste ano, aos motoristas, e a Polícia Rodoviária distribuirá sacolas de lixo para automóveis.
Ainda no dia 18 a mesma ação acontece no Posto Fiscal da BR-116, visando sensibilizar os caminhoneiros.
Dados
Em Mafra, são realizados cerca de 100 atendimentos por mês pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), que oferece serviços de proteção a indivíduos e famílias vítimas de violência, maus-tratos e outras formas de violação de direitos. De janeiro a maio deste ano, quatro casos de abuso sexual foram atendidos pelo CREAS, sendo que os demais foram diretamente para Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. O CREAS presta atendimentos psicológicos, jurídico e assistência social tanto às vítimas e seus familiares, quanto aos agressores e familiares. Possui no seu quadro funcional psicólogos, advogado e assistentes sociais.
18 de maio
O dia18 de maio é marcado por um crime que aconteceu na mesma data, de 1973, em Vitória-ES, quando a criança Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para ser encontrada seis dias depois, já sem vida. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta. O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei Federal nº. 9970/00.
Conforme denuncia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre as diversas manifestações de violência contra crianças e adolescentes, as mais incidentes são o abuso sexual praticado por integrantes da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Para mudar esta realidade de violência, as atividades propostas para o dia 18 de maio visam combater o silêncio e a indiferença da sociedade em relação ao tema.
Disque denúncia
Você pode denunciar. Anote os telefones:
Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra – 3643-7181;
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3642-7167;
Conselho Tutelar – 3642-4734;
Delegacia da Mulher – 3642-0123;
Polícia Militar – 190;
Disque 100