Semana Nacional de Trânsito foi aberta oficialmente nesta quarta-feira

 

 

 

Evento foi marcado por apresentações musicais e discursos alusivos à Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito

 

Aconteceu nesta quarta-feira, 18, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito, organizada por meio das Prefeituras e Departamentos de Trânsito de Mafra e Rio Negro. Autoridades civis e militares, convidados e munícipes dos dois municípios prestigiaram a solenidade no Auditório Municipal de Mafra.

 

Jovem no trânsito

As autoridades que utilizaram o púlpito (Luciano Crisafulli Rodrigues, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Capitão Marcelo Pereira, comandante da Polícia Militar de Mafra, Nelson Patrício Furtado, coordenador da Defesa Civil de Rio Negro e coordenador da Semana de Trânsito, James Carson Valério, Vice-prefeito de Rio Negro e Roberto Agenor Scholze, Prefeito de Mafra), destacaram o jovem como principal ator no trânsito, muitas vezes vítimas sequeladas ou fatais de acidentes, seja por imprudência, uso de álcool ou drogas pelo condutor. Pediram aos adolescentes presentes que no futuro sejam bons condutores, respeitando e seguindo as leis de trânsito.

 

O vice-prefeito de Rio Negro destacou a parceria entre os municípios e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de ambos, prezando pela longevidade da vida e pelo cumprimento das leis de trânsito. "Rio Negro não abre mão de dizer que a lei deve ser cumprida e tenho certeza que nosso município co-irmão está no firme propósito de fazer acontecer a mesma legitimidade", disse Valério, destacando ainda para os jovens presentes que "o trânsito está ao seu dispor, a lei à nossa satisfação e a ética para ser cumprida".

 

Em seguida, o Prefeito de Mafra, falou sobre a ansiedade do jovem ao esperar o momento para tirar a carteira de motorista. "O automóvel, a motocicleta e demais veículos, quando servidos em um sentimento de status social, acabam perdendo a sua finalidade. Eles são instrumentos feitos para servir como forma de facilitar e encurtar distâncias e não como uma arma/ameaça à vida", destacou Scholze. O Prefeito também falou sobre a importância de se ter responsabilidade no trânsito. "Em um automóvel, devemos ter maior cuidado e respeito com o pedestre e demais cidadãos da cidade. O trânsito, quem faz, são as pessoas e é necessário, cada dia mais, humanizá-lo", finalizou Scholze, declarando oficialmente aberta a Semana Nacional de Trânsito.

 

Apresentações

Três entidades participaram da abertura do evento. O coral "Vozes da Paz" da APAE de Rio Negro emocionou a plateia ao cantar a música "Meu barquinho". Em seguida, foi a vez da apresentação de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Excelência de Mafra, com a música "Imprudência" e em seguida o Coral da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, de Mafra, cantou "Juventude e Decisões", música que irá participar de um concurso promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

 

Agenda da semana

Até 25 de setembro acontecem as atividades alusivas à "Semana Nacional de Trânsito. No dia 20, será feita panfletagem em bares, com blitz no decorrer da semana, a cargo das Polícias Militares de Mafra e Rio Negro. A população já pode conferir exposição de motos e carros sinistrados no pátio do Colégio Barão de Antonina e palestras no auditório municipal (às 8h30 e 14 horas) e no auditório do EEB Barão de Antonina (às 8h30, 14h e 19 horas).

 

Apoio

A Semana Nacional de Trânsito é uma realização conjunta entre as Prefeituras de Mafra e Rio Negro, através de seus Departamentos de Trânsito e contam com o apoio das Polícias Militar e Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, 5º RCC, Ciretrans, Lions Clube de Rio Negro e de Mafra, além de demais entidades envolvidas.