Mafra forma mais sete turmas do PRONATEC

A noite da última quarta-feira, 06, foi especial para 116 formandos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e do Programa Bolsa Família, em parceria com o SENAC e SENAI realizou na noite da última quarta-feira, 06, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A cerimônia contou com a participação de secretários municipais, representantes de empresas, familiares, demais autoridades e a comunidade em geral.

Na ocasião 116 alunos receberam os certificados de conclusão de curso, sendo pelo SENAC – Agente de Alimentação Escolar, Maquiador, Manicure e Pedicure do SENAI – Auxiliar de Costura, Eletricista de Automóveis I e II e Pedreiro de Alvenaria Estrutural. As aulas foram ministradas por instrutores das escolas técnicas do SENAI e do SENAC, com carga horária mínima de 160 horas.

Persistência

Após a entrega dos certificados, a formanda do curso de Agente de Alimentação Escolar, Ângela Schableski Moreira, expressou o sentimento dos formandos, agradecendo a oportunidade oferecida pelas entidades, destacando também a participação dos colegas pela perseverança, esforço e coragem dos mesmos. "Estamos felizes por concluirmos esta meta. Sei que outras virão. Agradeço às entidades por terem aberto as portas de Mafra para o Pronatec", disse. Ela concluiu seu discurso reforçando que "todos devem continuar buscando o aprendizado". As formandas Andrea Dlugosz do curso de maquiadora, Daniela Maria da Rocha, auxiliar de costura e Indiamara Rodrigues dos Santos, manicure, também proferiram palavras de incentivo aos colegas.

Conquista

A Secretária de Educação, Solange Takayama, na ocasião representando o Prefeito Roberto Scholze (licenciado) e o Prefeito em exercício, Vicente de Paulo Bezerra Saliba, parabenizou a todos e pediu para os alunos continuarem a estudar e se aperfeiçoarem em alguma área de interesse. "Que o dia de hoje não seja um fim, mas o começo de uma nova jornada. O estudo é o diferencial que vocês terão em suas vidas". Ela declarou ainda que os cursos garantem autonomia à pessoa e, portanto, "todos podem ser o dono do seu próprio negócio".

Oportunidade

A Secretária da Criança e Ação Social, Cláudia Yshii, destacou a persistência dos formandos, em especial dos alunos da APAE que participaram do curso de Auxiliar de Costura. "Neste curso não houve evasão ou faltas. Este é um exemplo de força e boa vontade", disse. A Secretária reforçou ainda que foi trabalhada a inclusão social, dando oportunidade igual a todos. "Mafra está participando do programa do Governo Federal ‘Viver sem Limites' que visa proporcionar às pessoas com deficiência do município uma vida melhor e mais justa, com acessibilidade, saúde, educação, acesso ao trabalho e ao lazer", concluiu a Secretária.

Parceria

A Diretora do SENAI, Maria Rosane Palhano Tormena, destacou que a formatura é um momento de celebração e conquista. "O conhecimento é como a água e o alimento sólido, pois faz parte da nossa vida. Precisamos exercitar o conhecimento", disse. Ela enalteceu a participação dos alunos da APAE pela oportunidade de trabalharem juntos durante as aulas. Concluindo, ressaltou que "o conhecimento e a educação são para toda a vida e ainda há muito conhecimento a ser buscado pelos formandos".

Já o Diretor do SENAC, Alex Luiz Mariano, parabenizou a todos pela conquista e destacou a importância da qualificação profissional pelo Pronatec. "Este programa projeta o aluno para o futuro mercado de trabalho. Que vocês, formandos, trilhem um caminho de sucesso". Ele disse ainda que o SENAC está de portas abertas para todos.

A diretora da APAE, Eliana de Fátima P. Scheurer, parabenizou a todos. "Parabéns por mais este degrau que vocês galgaram na vida. Cada degrau que subimos, crescemos como seres humanos. Com amor, perseverança e empenho mostramos que nossa luta é valiosa".

Palavra de formando

A formanda Andrea Dlugosz, do curso de maquiagem, que já está trabalhando como maquiadora, contou que "agora uma nova porta está se abrindo para outros caminhos profissionais". Ela explicou que sempre quis fazer um curso nesta área. "Escolhi o Pronatec pela facilidade e pelas boas referências sobre os cursos oferecidos".

Outra formanda, Marilene Gaissler, do curso Manicure e Pedicure, também já está atuando na área como autônoma. "Recomendo o curso, pois vale a pena. O Pronatec dá oportunidade para a gente. Pretendo fazer ainda o curso de maquiadora", conclui a formanda.

Profissionalização

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. É uma oportunidade de avanço na qualidade de ensino de formação técnica e profissional, que visa preparar o aluno para o mercado de trabalho.