II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

O II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que aconteceu em Foz do Iguaçu, de 29 de outubro a 1º de novembro, contou com a presença de vários municípios brasileiros. Mafra foi representada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernani Antonio Kvitschal Junior.

Objetivo

O Fórum teve como objetivo facilitar o diálogo e o intercâmbio entre os agentes de desenvolvimento locais sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local perante os grandes desafios da nossa época, a partir das práticas existentes.

Para o Secretário o evento foi importante pois reuniu pessoas do mundo todo que reconhecem o Brasil como referência em distribuição de renda. "Nossas políticas públicas de distribuição de renda e fortalecimento da economia local servem de exemplo para muitos países", disse.

Participação

Além de Mafra, participaram ainda os municípios da região norte catarinense como Itapoá, São Francisco do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Papanduva, Major Vieira, Canoinhas e Porto União.

O encerramento do II Fórum, no dia 1º de novembro, contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que proferiu palavras de incentivo quanto a implementação de ações voltadas ao desenvolvimento econômico local. O Secretário Ernani destacou que "é a partir daí que temos de trabalhar para alcançarmos o sucesso".

Segundo informações da Assessoria do evento esta segunda edição foi o maior já realizada pela Itaipu Binacional e parceiros. A qual atraiu o público recorde de 4,2 mil pessoas de 58 países.