Mafra sedia Curso de Atualização em Gestão de Risco de Desastres

 

 

  • Uma realização da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

 

Mafra sedia nessa semana, de 25 a 28 de fevereiro, na sede da Amplanorte, o curso de Atualização em Gestão de Risco de Desastres. São quatro dias de capacitação e a iniciativa está dentro do projeto governamental de ‘Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil'.  Participam integrantes das Secretarias Municipais da Prefeitura de Mafra e representantes de entidades e Defesa Civil de outros municípios do Planalto Norte Catarinense.

 

Este tem como objetivo intercambiar os conhecimentos baseados na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e tendências da Estratégia Internacional de Redução de Risco de Desastres (EIRD/ONU).  A capacitação foi ministrada por dois facilitadores Ana Maria Escurra e Aluisio Freitas que foram responsáveis pela idealização e execução das atividades do curso.

 

A Presidente da União Municipal de Defesa Civil do Planalto Norte (UMDECPLAN) e Secretária de Governo e Cidadania de Mafra, Angela Kvitschal deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da capacitação para que se tenham profissionais preparados para agir diante de um desastre.

"O curso tem como principal objetivo disseminar o conhecimento entre os atores que atuam em áreas ligadas a proteção e Defesa Civil, visando através da capacitação ter uma resposta mais rápida efetiva. Queremos promover a cultura de gestão de risco baseada nas principais tendências internacionais e nas políticas nacionais de desenvolvimento do país", explicou Ana Maria.

Ao todo são 11 módulos divididos em dois blocos: Registro, Contrato do curso & Aquecimento e Exercício prático de aplicação dos conhecimentos.  O curso é composto por módulos práticos e teóricos.

 

Projeto e curso

 

O projeto é uma parceria firmada em 2012 com base em um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do qual se consolidou no projeto BRA 12/017 – Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres – entre os diversos atores do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), com o propósito de promover a Cultura de Prevenção de Risco de Desastres no país.

 

O curso tem a duração de quatro dias e é dirigido para lideranças, coordenadores, profissionais de entidades que participam e/ou tem responsabilidades sobre Gestão de Risco de Desastres, abordando a temática dentro de uma visão participativa e integrada.  Este será realizado em dez Estados.