Professores de Mafra recebem capacitação para intensificar aprendizado

Assegurar o aprendizado proporcionando condições ideais tanto didáticas quanto de equipamentos, para que o aluno possa ser alfabetizado até o final do 3º ano do ensino fundamental, ou aos 8 anos de idade.  Essa é a missão dos cerca de 100 profissionais da educação municipal mafrense, entre professores das classes de alfabetização,  orientadores, coordenadores e diretores de  16 escolas da rede municipal de ensino,  que iniciaram nesta semana mais uma edição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O PNAIC consiste em encontros semanais no período noturno, num total de 160 horas/aula, quando três orientadoras e uma coordenadora local da Secretaria Municipal de Educação repassam todos os aprendizados adquiridos a cada dois meses, em formação orientada pelo Ministério da Educação.

O Município de Mafra fez a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2012 e iniciou em 2013 as aulas com ênfase para Linguagem e Língua Portuguesa. Neste ano  a ênfase é Matemática.  Como município pactuado,  Mafra recebeu livros de literatura infantil, vários jogos de alfabetização e de matemática, além de revistas e acervos complementares para as escolas.

Principais itens

O Objetivo do PNAIC  é possibilitar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade ou ao final do 3º ano.  O programa segue 5 itens principais que são:

• 1- Prática de reflexibilidade;
  • 2- Mobilidade dos saberes dos professores;
  • 3- Constituição da identidade dos profissionais;
  • 4- Socialização e colaboração da prática;
  • 5- Acompanhamento da prática nas unidades escolares.

Um dos aspectos considerados como importantes pelas orientadoras do programa – Marinês Schafascheck, Tania Liebl Grein e Carla Cristina Woijciechovki e pela  coordenadora local, Joseli Grein Miretzki  – "é a questão da pratica do acompanhamento do aluno com dificuldades, para viabilizar junto com o professor os direitos de aprendizagem".  Para elas o programa é rico e completo com a formação, a prática e o acompanhamento da prática.

Para o Prefeito Roberto Scholze, o PNAIC  é um importante suporte  para os professores, desde a didática até os materiais, que se refletirá positivamente, de imediato no aprendizado dos alunos e num, futuro próximo, no desenvolvimento de toda a vida escolar do educando.

O Secretário de Educação, Juliano Munhoz, explicou as mudanças no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que neste ano contará com mais 40 horas/aula. Disse ainda que além de encontros de capacitação serão oferecidas oficinas temáticas.

Formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação de Mafra iniciou também esta semana, o programa de Formação Continuada com 57 professores  de 1º, 2º e 3º ano, desenvolvendo trabalho de linguagem; outros 26 professores de educação infantil, direcionando a educação infantil e a linguagem e ainda 14 professores de 4º e 5º ano, sobre linguagem e matemática.   A formação continuada  tem por finalidade refletir a prática, definir o papel do professor e acompanhar as práticas  pedagógicas.