Reunião esclarece os próximos passos para a liberação do FGTS para famílias flageladas

Para ver os procedimentos a serem tomados após o retorno das famílias às suas casas, principalmente diante das questões de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, membros da Defesa Civil do Município reuniram-se na manhã de terça-feira, 17, com representantes da Caixa Econômica Federal.  Na ocasião foram explicados os passos a serem tomados diante da situação, para a efetiva liberação do FGTS, que começam pela decretação de situação de emergência, já feita pelo Prefeito Roberto Scholze.

O próximo passo é o envio das informações relativas ao desastre natural, a enchente – através do formulário FIDE, para a Defesa Civil de Santa Catarina,  para que o Estado possa reconhecer o Decreto de situação de emergência.  O terceiro e último passo é o envio para o Ministério da Integração Nacional, para que a União possa, também ela, reconhecer a situação de emergência em Mafra. Somente após esse reconhecimento e divulgação através do Diário Oficial da União é que será liberado o FGTS para os trabalhadores atingidos.

FGTS para que tem direito

O Gerente Geral da Caixa Econômica Federal da agência de Mafra, Gilcemar Pivovar explicou que, após todo o trâmite burocrático, o município deverá fazer um cadastro com toda a documentação do trabalhador flagelado e que tenha direito, para então ser liberada a quantia de no máximo R$ 6.220,00 por conta vinculada do FGTS. Ele explicou que se a família atingida possui 3 pessoas trabalhadoras e com FGTS retido, todos terão direito a retirar o benefício.

A Secretária de Governo e Cidadania, Ângela Kvitschal explicou que estão agilizando ao máximo o envio das informações do FIDE, para dar seqüência ao processo de liberação do FGTS, depois de passar pelo estado e pela União. Ela declarou ainda que todos os passos relativos à essa liberação serão amplamente divulgadas pela imprensa.

Participaram da reunião o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal da agência de Mafra, Gilcemar Pivovar, a Secretária de Governo e Cidadania, Ângela Kvitschal e a Secretária da Criança e Ação Social , Kátia Borges Saliba, além de pessoal técnico das secretarias que estão atuando no preenchimento do FIDE.