Prefeitos de Mafra e Rio Negro se reúnem com Senadora para pleitear auxílio

• O encontro teve como objetivo apresentar a Senadora Gleisi Hoffmann a situação dos munícipios; bem como pleitear auxílio federal para projetos futuros

Na manhã de segunda-feira, 23, os Prefeitos de Mafra e de Rio Negro, Roberto Agenor Scholze e Milton Paizani se reuniram com a Senadora Gleisi Hoffmann. No encontro foram apresentados os prejuízos referentes aos municípios,o número de afetados, situação atual, danos matérias, prejuízos na agricultura, pecuária, indústria e comércio. Foram apresentados os pleitos mais urgentes para recuperação das cidades e debateu-se, ainda, a necessidade de trabalhar com o objetivo de encontrar soluções definitivas através de projetos a médioe o longo prazo.

A senadora contou que a equipe esteve no município para conversar com os prefeitose verificar meios para auxiliar na recuperação das cidades. “Nesse primeiro momento o que pode ser realizado são ações de socorro, ou seja, paliativas; mas faz-se necessário que sejam desenvolvidos projetos estruturantes com ações preventivas para a região”.

Os prefeitos ressaltaram que é fundamental a ação em conjunto entre os municípios e se mostraram interessados no PAC Prevenção que foi comentado pela senadora. “Nossa equipe de projeto já está trabalhando para buscar recursos para a reconstrução de nosso município, mas também buscamos meios de prevenir grandes danos como ocorreu nesse ano”, destacou o Prefeito Roberto Scholze.

No encontro, os prefeitos se comprometeram de trabalhar para que sejam apresentados projetos que possam ser enquadrados dentro desse contexto. Prova disso, é o estudo que já está sendo realizado através da Prefeitura de Rio Negro, em parceria com a Universidade Positivo e a Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de viabilizar ações de desassoreamento e outras obras preventivas no rio Negro. Acompanharam ainda a reunião:o Deputado EstadualToninho Wandscheer,representantes do Legislativo rionegrense e o diretor da Defesa Civil de Mafra, Raul Ivan Ferrari.