165 novos profissionais capacitados para o mercado de trabalho em Mafra

  • Eles participaram dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC

A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social realizou na quinta-feira, 07, no Salão Paroquial da Igreja N. Srª Aparecida, a solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A cerimônia contou com a participação dos secretários da Criança e Ação Social e da Agricultura, Katia Borges Saliba (representando o Prefeito de Mafra) e Vendelino Skonieski, familiares; Diretora do SENAI, Maria Rosane Palhano Tormena; Grasieli Cavalheiro Gaisler Coordenadora responsável pelo PRONATEC no SENAC, representando o Diretor Alex L. Mariano;  Carine W. Carneiro supervisora regional representando o superintendente do SENAR SC, Gilmar A. Zanluchi e Sheila R. Cristo, coordenadora do Pronatec Rio Negrinho representando a Gerente do SENAT Gladis Bosse Pereira. Além das demais autoridades e comunidade em geral.

 

Na data formaram-se 10 turmas totalizando 165 alunos sendo: SENAC (Manicure e Pedicure, Maquiador, Recepcionista e Recepcionista em serviço de saúde ); SENAI (Eletricista de Automóveis),  SENAT (Motorista de transporte de carga/escolar/coletivo e MOPP; motorista de transporte de produtos perigosos e escolar e SEST- SENAR (Bovinocultura de Leite e Horticultura Orgânica).

 

Grande passo

A Secretária da Criança e Ação Social, Katia Aparecida Borges, parabenizou os formandos e ressaltou a importância do processo de qualificação, o qual possibilita a ampliação da renda e profissionalização da mão-de-obra. Ela agradeceu aos parceiros e a todos que colaboraram para a concretização deste dia.  A supervisora regional do SENAR, Carine W. Carneiro destacou a importância da formação na área agrícola que objetiva fomentar o mercado da produção de leite da região e da horticultura – sendo esta a primeira turma. Ela ressaltou alguns números como: que de cada 20 litros de leite consumidos no Planalto Norte 14 vêm de fora e 70% do que é consumido de horticultura também é de outras regiões. “Nós não produzimos o que comemos, por isso parabenizo vocês que foram corajosos por acreditarem em seu potencial e se formarem”.

 

A formanda Ana Maria S. de Oliveira, do curso de Motorista de transporte de carga/escolar/coletivo e MOPP, diz que já tinha carteira D (para transporte de passageiros) e por isso decidiu ampliar seus conhecimentos. “Eu quis buscar novos conhecimentos e mais qualificação. O meu objetivo é transporte escolar, mas o fato do curso abranger outras áreas só vem para ajudar. Devemos estar prontos para todos os dias aprendermos coisas novas”.

 

Pronatec

Em 2014 foram pactuados 32 turmas totalizando mais de 700 vagas de qualificação sendo aprovadas até o momento 19 turmas, tendo agosto formado 10 turmas.