Projeto Caminhos do Cuidado” da saúde de Mafra capacitou todos os agentes comunitários e um técnico de enfermagem de cada ESF

Os participantes estão seguindo o princípio da equidade e a diretriz da redução de danos

 

Todos os Agentes Comunitários da Saúde (ACS) e um técnico de enfermagem de cada Estratégia Saúde da Família (ESF) de Mafra participaram de capacitação do projeto do Ministério da Saúde – Caminhos do Cuidado. Na última quinta-feira, 16, aconteceu o encerramento das atividades, com mais um grupo de agentes.

Esta é foi a última turma que recebeu o curso que foi composto por cinco encontros semanais, totalizando 60 horas, divididos em 40 horas presenciais e 20 horas de atividades de dispersão. Ao todo, foram quatro, com 40 participantes cada.

 

Esta é foi a última turma que recebeu o curso. Ao todo, foram quatro, com 40 participantes cada. Para cada grupo foram feitos cinco encontros semanais, totalizando 60 horas, divididos em 40 horas presenciais e 20 horas de atividades de dispersão.

 

Atenção ao usuário

O projeto visou a formação dos participantes com o intuito de melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, no que tange a saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Para o enfermeiro da Secretaria da Saúde de Mafra e tutor do projeto, Márcio Fábio Silva, todo o tempo investido nesta capacitação foi válido e produtivo. “Os participantes saem do curso com um ‘novo olhar’ das pessoas usuárias de drogas, dando apoio e auxiliando àquele que quer ou não tratamento, conforme as diretrizes do programa”, disse.

Entre trabalhos em grupo, dinâmicas e exposições, os participantes debateram o assunto e a melhor forma de abordagem dentro e fora de seu ESF (Estratégia Saúde da Família).

 

Balanço

O ACS Marcos Willian Wolf, do Jardim América, contou que o curso foi proveitoso. “Recebemos orientação e falamos sobre redução de danos, a qual é uma estratégia para melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas”, disse. Ele completa dizendo ainda que já está pondo em prática o que aprendeu. “Essa capacitação foi interessante pela troca de experiências entre quem está há pouco tempo atuando e para quem trabalha há anos na saúde”.

Já Veranice Feliz Pereira, ACS da Vila Nova, disse aprendeu bastante com esta capacitação. “Achei interessante e estou aplicando no meu dia a dia. Aprendemos a lidar com dependentes químicos e a entendê-los. Às vezes uma palavra faz a diferença e é por isto que estou nessa profissão”, finalizou.

 

Caminhos do Cuidado

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

 

Fonte: http://www.caminhosdocuidado.org/sobre-o-projeto/