Mulheres do Espigão do Bugre recebem informações sobre prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro é marcado por ações das unidades de saúde de Mafra e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama, dentro do movimento mundialmente conhecido como Outubro Rosa.  Nesse contexto, a Estratégia de Saúde da Família do Espigão do Bugre realizou na última terça-feira, 21, no salão da igreja Senhor Bom Jesus, reunião com mulheres de todas as idades para receberem orientações sobre o câncer de mama. Houve distribuição de brindes e foi ofertada saborosa salada de fruta.

 

As presentes foram informadas que a melhor forma de proteger-se contra a câncer de mama é cultivar hábitos de vida saudáveis, dentre eles a realização de atividades físicas, amamentação, alimentação adequada – evitando excesso de gordura, sal, açúcar e alimentos industrializados – além de  evitar a utilização de bebidas alcoólicas e tabaco.

 

A Enfermeira Francesli Pereira Heilmann, uma das palestrantes  explicou ainda sobre a importância da prevenção, salientando que a forma mais segura de diagnóstico ocorre através da mamografia. “Mas também  é importante que a mulher se conheça e detecte precocemente qualquer alteração através do auto-exame de mamas”, acrescentou.

 

Ação intensificada

Seguindo orientações da Secretaria Municipal de Saúde, as Agentes Comunitárias,  estão realizando uma busca ativa, com  atenção intensificada para mulheres de 50 a 69 anos proporcionando-as orientações de auto cuidado, exame clínico de mamas, mamografia e coleta de preventivos. As mulheres em idade fértil também serão monitoradas e convidadas a realizarem a coleta de preventivos e exame clínico de mamas.

 

Educação nas empresas

E ainda dentro das ações do Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde vem desenvolvendo ações educativas e coletas de preventivos nas empresas de Mafra. Muitas destas foram organizadas por intermédio  da Associação Empresarial, em parceria da Universidade do Contestado – campus Mafra e Pro Pet Saúde do Trabalhador. As atividades já foram desenvolvidas nas seguintes instituições: Cativa, Casan, Big Safra e Ferragens Negrão e KGB Confecções. Até o final do mês está previsto o atendimento em muitas outras empresas.