Mafrense na final de Olimpíada de Língua Portuguesa

Aluna do CEMMA está entre os 38 finalistas da categoria Memórias Literárias

Briane Luise Pires de Lima, 13 anos, aluna do 8º ano do Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA – já está de malas prontas para Brasília para participar da final das Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo para o Futuro” – categoria “Memórias Literárias” em dezembro. Da região Sul foram classificados para etapa final três alunos do Paraná, três de Santa Catarina e um do Rio Grande do Sul. Acompanham a aluna até Brasília: sua mãe Jiane Meri Paes de Lima, a professora Leriana Martins Moro, a Diretora do CEMMA, Carla Elice Silveira e o Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz.

O texto

Com o texto O medo do desconhecido, Briane passou por todas as etapas da Olimpíada. O mesmo foi produzido após oficinas realizadas no segundo bimestre com alunos do sétimo e oitavo anos, pela professora Leriana, sobre memórias e histórias, tendo como base a frase de Gabriel Garcia Marques, “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”. Teve por objetivo “fazer com que os jovens conheçam a história do lugar onde vivem por meio do olhar de antigos moradores, pessoas comuns que construíram e constroem a história, valorizando as experiências dos mais velhos, descobrindo-as como parte da sua identidade”. Os alunos fizeram entrevistas com moradores da cidade e elaboraram textos de memória literária. Entre os textos produzidos, uma comissão julgadora escolar escolheu alguns para representar o CEMMA na fase municipal, dentre eles o de Briane.

Fase final

Para que o texto concorresse à próxima etapa, a aluna e professora participaram da Oficina Regional, em Maceió/AL, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. A oficina teve como objetivo principal ampliar as habilidades para troca de experiências. Segundo a Diretora do CEMMA, esta ação proporcionou três dias de atividades intensas com palestras, oficinas de criação de textos, passeios e muitos encontros entre estudantes de 7º e 8º ano, seus professores e educadores. “Reconheço o esforço e dedicação da professora Leriana e o talento da aluna Briane. Parabenizo as duas pela excelente trajetória”, concluiu a diretora.

Briane em foco

AI * – Por que decidiu participar da Olimpíada?

Briane – Foi a convite da professora Leriana. Ela explicou o procedimento e eu aceitei. Comecei a fazer redações no contra turno.

AI – Como foi sua trajetória até a fase final?

Briane – Iniciei fazendo textos para treinamento. Depois foi selecionado um texto para a Olimpíada. Fui passando pelas etapas e ficando mais confiante. Achei que não iria ser fácil, mas saber que fui classificada entre tantos concorrentes foi legal.

AI – Para escrever o texto, você teve de conversar com um morador local. O que mais chamou sua atenção e que deu origem a sua redação?

Briane – A professora levou a turma toda até a casa do Sr. Nelson, morador do Rio do Cedro. Nós o entrevistamos e o que mais me chamou a atenção foi a sua infância e o fato dele contar que tinha medo dos bugres, que depois descobriu que era o nome que os moradores deram aos índios da região.

AI – O que significa para você representar o município em Brasília?

Briane – Eu me sinto orgulhosa. Ainda mais por Mafra ser uma cidade pequena e ter uma história tão rica. Espero rever os participantes e conhecer a cidade. A minha expectativa é bem grande.

*Assessoria de Imprensa