2º Seminário local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aconteceu em Mafra

 

Pactuantes pela alfabetização na idade certa reuniram-se na última terça-feira, 25, no auditório da Amplanorte em Mafra, para participar do 2º Seminário local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).  O evento contou com a presença do Secretário de Educação Juliano Munhoz representando o Prefeito Roberto Scholze, além da coordenadora local do PNAIC, Joseli Grein Miretzki, das orientadoras de estudo Carla Cristina Pinto Wojciechowki; Marinês Schafascheck Ribeiro e Tânia Liebel Grein, bem como dos professores da rede municipal.

A solenidade começou com a apresentação da coordenadora local do PNAIC que parabenizou os professores pelo “compromisso pedagógico assumido com os educandos”. Ela ainda reconheceu o “empenho e dedicação na forma que encaram a formação do PNAIC e põem em prática em sala de aula, fazendo a diferença no processo de alfabetização”.

 

Pacto de sucesso

O Secretário Juliano abriu o evento destacando o sucesso do pacto. “Isto é devido à equipe que se reúne periodicamente para planejamento e se preocupa minuciosamente com todos os envolvidos – professores e alunos”, disse. Juliano enfatizou o trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores alfabetizadores. “Vocês são a alavanca de transformação para a sociedade mafrense”. Em seguida, o CEM Beija-Flor presenteou a todos com uma apresentação teatral “A árvore generosa” que conta a história da relação de amizade entre um menino e uma árvore ao longo dos anos.

 

Palestra

Para dar início às atividades do dia, a professora Rosana Mara Koerner, da Univille/SC, proferiu a palestra “Entre saberes e fazeres da/na alfabetização: o ato de mediar do professor alfabetizador”. Dentre os assuntos abordados pela palestrante, o que é alfabetização e seus significados para criança, adulto, professor, escola, sociedade e país; o que queremos que o aluno domine ao final do ano letivo; alfabetização e letramento, entre outros assuntos.

 

Mais atividades

Dando continuidade às atividades do dia, a tarde foi dedicada a refletir sobre as questões que envolvem o processo de alfabetização por meio de debate, plenária e estudo dirigido dentro da temática “quais os avanços que o PNAIC proporcionou?” e “Quais os desafios na sua continuidade?”. Na ocasião houve ainda exposição de trabalhos realizados nas escolas – expressão do que foi a prática pedagógica vivenciada pelo PNAIC neste ano.

 

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo município de Mafra em parceria com o Governo Federal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º do Ensino Fundamental.