Encontro entre Executivo mafrense e comissão de agricultores avalia resultados e discute propostas para o interior

Na quinta-feira, 15, ocorreu uma reunião do Prefeito de Mafra, Roberto Scholze com a comissão de agricultores, entidades ligadas ao ramo agrícola e transporte escolar para debater ações de recuperação das estradas do interior. Inicialmente o Secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras, Carlos Augusto de Oliveira, apresentou algumas ações de 2014 e 2015 como tapa buraco, limpeza de rua, drenagem pluvial, patrolamento e empedramento. Destacou, ainda, que a equipe da secretaria realizou um levantamento da situação das vias nos primeiros dias no ano tendo em vista as chuvas que ocorreram no final de 2014, ocasionando avarias.

Comentou, também, as atividades realizadas com o objetivo de melhorar a trafegabilidade. Lembrando que devido a extensão do município há uma dificuldade de atender todas as demandae que, para isso, são elencadas as prioridades através da equipe de fiscais. “Vocês, munícipes,podem colaborar nesse sentido trazendo as reivindicações de cada comunidade”.  Ele contou, ainda, que os serviços estão sendo dinamizados através da divisão dos trabalhos em duas equipes no interior e organização de turnos e escalas. Nessa semana a equipe do interior atuou em Avencal de Cima, Irara, Barracas, Rio da Areia e Campo Novo.  

Apresentações

Durante a conversa, o Prefeito relatou informações do último ano, destacando setores como saúde, educação, fazenda (receitas e despesas), bloco de notas e administração (folha de pagamento), obras na área urbana e rural.

Os participantes pediram informações sobre os atendimentos e atividades da Saúde. Contou-se que ocorreu uma ampliação na cobertura chegando a 90% em comparativo aos 47% anteriores,possibilitada pelo aumento do número de equipes nas unidades de saúde para 19 contra apenas 6 anteriormente. Bem como dobrouo número de consultas, de 430 atingindo 862 consultas/dia nesta gestão. “A saúde e educação tiveram amplo investimento nos dois anos, muito foi feito e faremos ainda mais;porém sabemos das necessidadesdas outras áreas”, comentou Scholze.

Levantado pelos produtores o papel da agricultura no desenvolvimento da cidade, o Prefeito explicou como funciona a contribuição através do setor do Bloco de Notas, que é onde são recolhidos os impostos referentes às suas produções. Mostrou o caminho percorrido desde o plantio, a colheita, a venda do produto, a emissão da nota e a prestação de contas junto ao município. Ressaltou que, depois do envio para o estado e por sua vez para a União,retorna somente 15% do que foi arrecadado.

No que refere-se a necessidade de diminuição dos gastos para ampliação dos investimentos em infraestruturaexplanou-se que essa é uma política por parte do governo desde o  início tendo-se equilibrado, por exemplo, os gastos com funcionalismo, fechando a folha de pagamento, no segundo quadrimestre de 2014,  em 53,47 por cento da receita, ficando abaixo  dos 54% como preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Avaliação

De acordo com o Prefeito tratou-se de uma reunião extensa de trabalho marcada pelo diálogo. A participação do Presidente do Legislativo mafrense, EdenilsonSchelbauer, mostrou a intenção de uma maior aproximação em prol do município,respeitando a independência dos poderes. “Temos conhecimento das dificuldades enfrentadas hoje no setor de infraestrutura urbana e rural e, nesse contexto, as chuvas têm sido prejudiciais. Estamos trabalhando para melhorar os pontos críticos”. 

O integrante da comissão, Marcos Eckel, lembrou que em breve chegará o momento do escoamento da safra e que, por isso, é fundamental que as estradas estejam em boas condições de tráfego. Destacou ainda que a comissão está disposta a auxiliar para que se tenham bons resultados para a comunidade.

Participaram, ainda, os secretários de Desenvolvimento Urbano eObras, Carlos Augusto de Oliveira; de Fazenda e Planejamento, Beatriz Grossl Gonçalves;  de Administração, Tadeu David Geronasso; de Governo e Cidadania, Erlon Veiga e o Ouvidor Geral, Juarez Rodrigues de Lima. Na ocasião ficou acordado que o próximoencontro acontecerá no dia 05 de março. “Temos uma agenda de diálogo na qual são expostas as atividades desenvolvidas, dificuldades e ações futuras”, finalizou o Prefeito agradecendo pela participação dos agricultores.