Câmeras de videomonitoramento e caminhonete para o município de Mafra
- Os equipamentos possibilitam maior segurança para a comunidade. A caminhonete destinada para a Defesa Civil foi entregue como reposição da anterior; além disso na sexta-feira ocorreu a inauguração do sistema de videomonitoramento
Auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos da Defesa Civil, este é o objetivo da caminhonete modelo 2014/2015 Fronteier Nissan adquirida pela Prefeitura de Mafra através de processo licitatório 597/2014. A aquisição deve-se ao fato de que o antigo veículo, L200 Triton Mitsubishi com tração 4X4 entregue em agosto de 2013, passou por acidente entregue o valor de indenização pela Evidencia Corretora de Seguros destinando-se a compra de outro equipamento.
O Secretário de Governo e Cidadania, Erlon Veiga, destaca que a caminhonete irá permitir maior agilidade no desenvolvimento das ações do setor. Ele explica que o veículo foi adquirido dentro dos preceitos legais. “No que se refere ao acidente ocorrido no dia 30 de maio de 2014, ocorrido na BR 101 km 120,5 o boletim de acidente de trânsito da Polícia Rodoviária Federal demonstra que não houve dolo/culpa por parte da representante da Defesa Civil”. Segundo o documento, tratou-se de um acidente em que um outro veículo, Scania, não conseguiu parar colidindo na traseira da referida caminhonete e de um terceiro carro. A mesma era segurada e diante das provas, a empresa seguradora indenizou a instituição sendo o antigo veículo, conforme procedimento padrão, entregue para a seguradora.
Em 2014 foi aberto novo processo licitatório sendo o veículo entregue na última semana. Trata-se de um caminhonete 2014/2015, branca, tração nas quatro rodas no valor de R$ 117.000,00. O antigo veículo foi entregue Secretaria de Estado da Defesa Civil, pertencente ao kit de Fortalecimento das Defesas Civis aos municípios contemplados no chamamento público nº 1/2012 da Defesa Civil Nacional. Este possibilita o tráfego por estradas com obstáculos como lama, buracos, alagamentos entre outras intempéries.
Câmeras
Na sexta-feira, 23, ocorreu a inauguração do sistema de videomonitoramento em Mafra que é composto dez câmeras e uma central. As câmeras possibilitam uma intervenção mais rápida; bem como serve como material comprobatório em caso de crimes. Uma ação realizada através de parceria do governo do Estado com recursos do Pacto por Santa Catarina com contrapartida da Prefeitura municipal, é de R$ 147.273,38. A Central é no quartel da Polícia Militar de Mafra.
O Prefeito destacou que esse é um dia histórico para o município e lembrou a participação das entidades sociais para a concretização a instalação das câmeras. “A instalação das câmaras de vigilância foi possibilitada através de parceria entre município e Estado na pessoa do governador. Tenho dito a opção de conhecer melhor o governador e a sua humildade e boa vontade em ajudar os municípios é marcante” Ressaltou ainda que o estado de Santa Catarina vem se tornando a cada dia mais forte.
O governador Raimundo Colombo comentou sobre as ameaças sociais, como as drogas. Citou que as câmeras auxiliam na identificação de indivíduos que realizam crimes. Ele anunciou ainda que estão trabalhando com o objetivo de resgatar o processo de investimentos para a região para que o estado se desenvolva de forma harmônica.
Estiveram ainda no evento o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubb; o comandante geral Paulo Henrique Hemm; o secretário da 25ª SDR, Abel Schoroeder; prefeitos do Planalto Norte Catarinense e os secretários municipais. No encontro, o Prefeito de Mafra fez a entrega de um jogo de xadrez, produção local em palha da artesã Doralice Horn , para o Governador.