Recorde de procura encerra inscrições da Corrida Rústica de 1º de Maio

 

• Pela primeira vez o número limite de atletas foi alcançado antes do prazo final

 

A 45ª Corrida Rústica 1º de Maio “Wilson Buch” já entrou para a história. Pela primeira vez o número limite de atletas foi atingido antes do prazo final das inscrições, que seria em 28 de abril. Segundo a organização, essa procura não era esperada e pode ser vista como um ponto positivo para essa edição. “Foi uma surpresa as inscrições terem se esgotado em tão pouco tempo. Normalmente chegávamos ao dia da prova com sobra de vagas. Isso é muito bom para o sucesso do evento, uma garantia de participação massiva de atletas”, explica o secretário da Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Kondlatsch.

De acordo com a comissão, limitar o número de participantes é uma forma de garantir uma melhor qualidade de premiação e organização da prova, que desde 2013 passou a entregar medalhas a todos os participantes. “Antigamente apenas os primeiros colocados recebiam medalhas, mas achamos que é importante premiar todos os que completam o percurso, afinal é uma vitória pessoal de cada um”, ressalta Rafael.

Em 2015 a corrida repete os dois anos anteriores com cronometragem digital para todos os corredores, outro motivo, segundo o secretário, para a limitação no número de atletas. “A corrida começa a ser preparada meses antes e os chips de cronometragem e medalhas personalizadas precisam ser comprados e pagos para todos os participantes. Daí a necessidade de manter um número que não gere despesa desnecessária, pois se abrimos 600 vagas e temos 400 inscritos pagamos pelos chips e medalhas que não são usados. Fizemos uma média com outras edições e chegamos nesse número de 450 atletas já com uma margem de segurança, pois no ano passado, por exemplo, tivemos apenas 380 inscritos”.

Para os atletas que não puderam fazer a inscrição, a organização lembra que não há impedimento em fazer o percurso no dia da prova, eles apenas não serão competidores oficiais, ou seja, sem kit de cronometragem, numeração e medalha ao final da corrida.