Mafra integra comitiva em prol do desenvolvimento regional

Na última segunda-feira, 27, o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze integrou uma comitiva composta pelos chefes do Executivo da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) que apresentou o plano de desenvolvimento regional ao Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

O plano foi elogiado pelo Secretário no que refere-se a sintonia e o olhar mais amplo sobre as necessidades de toda uma região. Ele destacou a importância de pensar junto desenvolvimento local, estabelecendo ações para que o Estado dê o suporte necessário e incentive o empreendedorismo. Sobre Mafra, Scholze conta que ações para o fortalecimento estão sendo discutidas. “Precisamos fortalecer a economia local, com políticas de desenvolvimentos”. Ele lembra ainda que há o projeto de estabelecer uma Casa do Empreendedor no município com ações de incentivo, possibilitando estrutura adequada para os micro empreendedores.

Propostas
Em pauta o fortalecimento das cadeias produtivas do leite, fruticultura, erva mate, avicultura e suinocultura. Além da necessidade de qualificação profissional dos moradores para incentivar a permanência dos jovens na região. Participaram o presidente da AmplaNorte, os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira. Bem como os prefeitos de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria, de Papanduva, Dario Schicovski e o Secretário Executivo da entidade, Helio Daniel Costa. A agenda do Planalto Norte será composta, ainda, por reuniões nas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Sustentável, de Estado da Saúde, de Estado da Defesa Civil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesc e Sebrae.