Escola São Lourenço vence fase municipal do concurso Sou Cooperação de teatro

Com o tema “Sou Cooperação”, aconteceu na tarde da última sexta-feira, 29, no auditório da EEB Barão de Antonina, em Mafra, a primeira fase do 1º concurso de teatro realizado pela Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa), entre alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas das redes público e privado. O vencedor da etapa municipal foi a EMEF São Lourenço com a peça intitulada “Lembranças…, uma história de sonhos e muita cooperação”. Trabalhou o tema cooperação sob dois aspectos: o histórico – na importância da união para o desenvolvimento das famílias de imigrantes chegados à região – e na estrutura da peça – com os atores e auxiliares de palco trabalhando em cooperação na retirada e troca de materiais.

O Centro de Educação do Município de Mafra- CEMMA apresentou a peça “Da Canforeira aos latidos do abandono”, baseada na trajetória de vida de Mirian Clara Schlegel, numa narrativa dramatizada através de siluetas.

Representando o Secretário Municipal de Educação, Eutides Tavares, a senhora Eroni Terezinha Machado enalteceu a participação das duas escolas, dando os parabéns a ambas. Salientou que a cooperação é essencial na vida, principalmente no meio escolar. O representante da Cooperalfa, Engenheiro Agrônomo Irineu Frothne Junior falou que projeto visa proporcionar aos alunos a consciência do que é cooperação.  Segundo ele, o trabalho das escolas vai além da sala de aula e a interdisciplina visa mostrar valores como solidariedade e respeito. “A Cooperalfa está preocupada não só com o desenvolvimento econômico do município mas também como desenvolvimento social e o caminho é buscando a Cooperação”, declarou agradecendo o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Sou Cooperação

O projeto da Cooperalfa está sendo desenvolvido em 60 municípios de Santa Catarina, envolvendo cerca de 3.200 alunos de 84 escolas. Com o 1º prêmio “Sou Cooperação” a cooperativa pretende fortalecer a ideia de que quando existe cooperação, a cidadania é protegida. A tarefa proposta visa estimular a pesquisa sobre o tema, para melhor compreensão teórica e prática da cooperação como cultura. Com ela espera-se que através do processo de montagem cênica, os alunos experimentem e desenvolvam os valores de cidadania, como respeito, amizade, solidariedade, afeto, enaltecendo exemplos de cooperação que possam contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, valores que se encontram em sintonia com os princípios do cooperativismo.

As escolas foram avaliadas por 4 jurados, nos critérios: abordagem do tema, clareza e objetividade, criatividade, originalidade, se a linguagem utilizada foi adequada, recursos  cênicos utilizados, desempenho do grupo e administração do tempo. Também foram pontuadas a melhor torcida e o número de curtidas (nesse quesito ambas receberam pontuação). Para participarem da fase municipal os grupos de teatro passaram primeiramente pela fase escolar. Agora a EMEF São Lourenço seguirá para a fase regional, em Canoinhas.